x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.095

Freezercont

Freezercont

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 09:16

Bom dia!

Pessoal é necessário Provisionar uma despesa realizada e paga no mesmo mês?

EX: NA PROVISÃO

D- DESPESA COM COMBUSTÍVEL R$ 8.000,00

C- FORNECEDOR R$ 8.000,00

NO PAGAMENTO

D- fornecedor R$ 8.000,00

C- Banco R$ 8.000,00

OU JÁ PODE LANÇAR DIRETO NA DESPESA JÁ QUE É REALIZADA E PAGA NO MESMO MÊS!

EX: D- DESPESA COMBUSTÍVEL R$ 8.000,00

C- BANCOS R$ 8.000,00

agradeço a cooperação!!

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 09:41

No meu entendimento, você poderia reconhecer o pagamento diretamente na despesa sem a necessidade de constituir um passivo e depois baixá-lo.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 13:57

Olá,

No regime de competência não, mesmo que a despesa e o pagamento seja realizado no mesmo mês, pois deve ser observado a data da emissão do documento fiscal (ocorreu o fato e gerou a obrigação), por conseguinte, a data do pagamento.

Eu poderia lhe citar base legal/técnica para isso, mas estou respondendo de um celular, o que dificulta a pesquisa.

Já vi casos quando há diferenças de 1 a 3 dias serem lançado diretamente, sem fazer a provisão, outro ponto, caso NÃO haja retenção envolvida na operação (Ex: Servicos prestados de pj), não vejo dano/problema fiscal, entretanto, devemos fazer tudo na forma correta e que deva ser.

Att.
Vanderlei

Freezercont

Freezercont

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 19:47

Vanderlei Arraes Thibes, obrigado por responder; mim tira uma outra dúvida posso a justa contas patrimoniais com a conta ajuste de exercícios anteriores? EX: a conta bancos está a menor sendo que não ha possibilidade de fazer conciliação, aí com o extrato do ano seguinte a justa esse valor?

EX: CONTA BANCOS R$ 20.000,OO no balancete, mas mo extrato de janeiro de o saldo anterior é R$ 25.000,00 POSSO AJUSTA DESSA FORMA?

D- BANCOS _______________________R$ 5.000,00
C- AJUSTE DE EXERCÍCIO ANTERIORES R$ 5.000,00

Histórico

vlr ref. a ajuste de execício anterior da conta banco por o seu saldo está a menor [....]

também posso ajusta veículos, caixa, etc

obrigado.

Att,,

Renato Martins

Renato Martins

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 22:52

Vanderlei,

No meu ponto de vista, você deve evitar o máximo de ajuste de exercício anterior. Deve sempre buscar a essência e entender o porque desse saldo.

Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:58

Bom dia,

Nos termos do § 1º, do art. 186, da Lei 6.404/1976, retrata que os ajustes de exercícios anteriores deverão ser considerados apenas decorrentes de efeitos de mudança de critério contábil, ou da retificação de erro a determinado exercício anterior, cujo não possa ser lançado no ano corrente, como por exemplo, a falta da escrituração de uma conta de resultado (Receita, Despesa, Custo), veja;

§ 1º Como ajustes de exercícios anteriores serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subseqüentes.

Sempre que utilizar a conta de ajuste de exercícios anteriores, observe que quando se ajusta uma receita, deve ser observado a sua tributação.

Quanto se fala em acertar contas patrimoniais, muda-se de figura, pois neste caso, os erros de escrituração devem ser corrigidos através; Lançamento de estorno, complementação e transferência.

Estorno: é utilizado quando ocorre a duplicidade de um mesmo lançamento escriturado, sendo por erro no lançamento da conta débito ou da conta crédito.

Complementação: é efetuada para corrigir um valor escriturado anteriormente, sendo um lançamento para aumentar ou reduzir o seu valor.

Transferência: é utilizado para regularizar um lançamento de uma conta debitada ou creditada indevidamente e/ou invertida.

Att.
Vanderlei

Vanderlei Arraes Thibes, obrigado por responder; mim tira uma outra dúvida posso a justa contas patrimoniais com a conta ajuste de exercícios anteriores? EX: a conta bancos está a menor sendo que não ha possibilidade de fazer conciliação, aí com o extrato do ano seguinte a justa esse valor?

EX: CONTA BANCOS R$ 20.000,OO no balancete, mas mo extrato de janeiro de o saldo anterior é R$ 25.000,00 POSSO AJUSTA DESSA FORMA?

D- BANCOS _______________________R$ 5.000,00
C- AJUSTE DE EXERCÍCIO ANTERIORES R$ 5.000,00

Histórico

vlr ref. a ajuste de execício anterior da conta banco por o seu saldo está a menor [....]

também posso ajusta veículos, caixa, etc

obrigado.

Att,,

Vanderlei,

No meu ponto de vista, você deve evitar o máximo de ajuste de exercício anterior. Deve sempre buscar a essência e entender o porque desse saldo.

Como ajustes de exercícios serão considerados apenas os decorrentes de efeitos da mudança de critério contábil, ou da retificação de erro imputável a determinado exercício anterior, e que não possam ser atribuídos a fatos subsequentes.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade