x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.061

Contabilidade do MEI

André Angeli Torres

André Angeli Torres

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 28 março 2016 | 21:51

Olá nobres colegas,

Um Microempreendedor individual (MEI) entrou em contato para que eu fizesse a sua contabilidade de 2015. O problema é que essa pessoa não emite nota (pois não é obrigada) e não tem conta bancária; tudo que ela recebe é em dinheiro e quase não deposita nenhum valor em sua conta bancária (conta em nome da pessoa física).

Como posso fazer para lançar a receita dessa empresa? O valor que ela declarou na Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI) pode ser usada para essa finalidade?

Roberto Rezende da Silva

Roberto Rezende da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 17:41

André,

O MEI não é obrigado a emitir notas de venda e prestação de serviços quando a prestação destinar-se a PF. Ou seja, para pessoas jurídicas é obrigatória a emissão de documento fiscal conforme legislação de cada município. Esse já é um ponto a ser corrigido, juntamente a instituição de conta bancaria jurídica. Quando ao ajuste anual você poderá faze-lo sem problemas ao fim do exercício regularizando as pendências acima anotadas.

Cristiane M. Domingos

Cristiane M. Domingos

Prata DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 09:16

Olá

Temos como cliente um MEI que quer ter contabilidade escriturada. Ele nos enviou todas as despesas que tem com a empresa, as notas emitidas, guias DAS pagas e extrato da conta corrente do MEI. Minha dúvida é como tratar a contabilização destas informações, lanço como se fosse uma empresa Ltda? Nesse caso, na constituição do MEI ele informou como capital o valor dos bens (notebook, impressora, telefone sem fio - sem notas fiscais) que ele usa para prestar os serviços. Como informo este capital?

Agradeço se alguém puder me orientar.

Leonardo Ferreira Alves

Leonardo Ferreira Alves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 09:59

Bom dia Cristiane,

O capital você vai informa normalmente e em contrapartida deverá informar os bens no ativo em vez de caixa ou banco, a contabilização segue os mesmo princípios de qualquer empresa independente de sua tributação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade