x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 507

Aplicação Financeira

alex

Alex

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 08:22

Bom dia
Estou com algumas duvidas quanto a contabilização de aplicações financeiras de umas empresas que eu peguei pra fazer.
A primeira tem um saldo alto de aplicação mais de 5 Milhões, mas quem a fazia antigamente, nunca fez lançamento de retenção de IR. Como eu posso fazer a partir de agora pra recuperar todo semestre esse IR da aplicação que fica retido e se tem que pagar imposto em cima da aplicação também?
A segunda e uma empresa que eu olhando o extrato da aplicação percebi que na contabilidade o saldo está maior (não me perguntem como deixaram chegar nesse nível) e eu preciso fazer alguns ajustes.Quero saber se alguém pode me ajudar em qual conta lançar esses ajustes para deixar a aplicação certinha, visto que no primeiro caso a aplicação também está com saldo menor do que nos extratos, já na segunda empresa o saldo está maior do que no extratos.
Se alguém puder me ajudar, agradeço desde já.
Att.

Telmo Biehl

Telmo Biehl

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 13:11

oi, bem-vindo ao fórum! bom na primeira empresa já identificou-se que a diferença deu-se pela falta da apropriação do imposto de renda retido na fonte, então para corrigir o saldo contábil contabiliza-se:

debite: imposto de renda s/ aplicações (ativo circulante\impostos e contribuições a recuperar e/ou compensar)
credite: aplicação xxx (ativo circulante\caixa e equivalentes de caixa)

>> quanto a recuperação e/ou compensação dos irrf's deve-se atentar as regras estabelecidas no site da receita federal assim como uso do aplicativo per/dcomp

para a 2a. empresa e possível que o saldo se deve pela falta de lançamentos dos resgates da conta aplicação p/ a conta corrente e também pela falta dos lançamentos dos impostos de renda retidos na fonte; esse caso pode dar um pouco mais de trabalho pois implica na reconciliação dos extratos da conta corrente (pois foi nesta que deve ter recebidos os resgates da aplicação)

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Terça-Feira | 29 março 2016 | 13:23

boa tarde !

Complementando: o IR s/aplicação só pode ser usado/compensado se os rendimentos dessa aplicação for oferecido a tributação.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade