x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 13.312

Aquisição de mercadoria com desconto.

Alisson da Silva Rodrigues Bento

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 30 março 2016 | 20:56

Boa Noite.

Estou com dúvidas, na escrituração Contábil, da seguinte operação: Houve uma aquisição a prazo de um lote de brinquedos, onde foi pago o imposto ICMS incidente; Porém devido ao volume de compra expressivo, o fornecedor concedeu desconto comercial, através dessas informações, como seria os Lançamentos correspondentes , pois houve esse desconto, nas duplicatas a pagar?

Bronze DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 13:08

Boa tarde,

Marcelo, Muito Obrigado por ter respondido, queria apenas só mais uma ajuda de vós, relativo aos Lançamentos, na questão relatada por mim, usarei como exemplo um caso parecido:

exemplo: A empresa AXY, adquiriu a prazo Mercadoria para Revenda no Valor de 10.000 R$, com incidência de 18 % de ICMS, contudo, o fornecedor concedeu desconto comercial de 500 reais devido ao volume da compra. Todavia realize os lançamentos das Operações Propostas a condição de comprador:

Resolução:

Contudo, estaria correto esse lançamento contábil para a empresa compradora:

D- MERCADORA P/REVENDA - 8.200
D- ICMS A RECUPERAR - 1.800
C- DUPLICATAS A PAGAR - 9.500
C- DESCONTOS OBTIDOS - 500

Esses lançamentos estariam certos para a Operação Proposta?

Marcelo Ribeiro de Andrade

Marcelo Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 14 abril 2016 | 08:37

Bom dia,

Alisson na minha visão o melhor a ser feito o lançamento da Nota Fiscal da seguinte forma:

Na entrada da mercadoria

D- MERCADORA P/REVENDA - 8.200
D- ICMS A RECUPERAR - 1.800
C- DUPLICATAS A PAGAR - 10.000

No Pagamento da mercadoria

D- DUPLICATAS A PAGAR - 10.000
C- BANCO OU DINHEIRO - 9,500
C- DESCONTOS OBTIDOS - 500

Pois o fato do desconto ocorre no pagamento da Nota Fiscal.

fellipe tavares

Fellipe Tavares

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2016 | 14:26

Boa Tarde,

Tenho uma dúvida parecida. Uma empresa possui uma nota fiscal com descontos e a empresa usa esse desconto como preço de custo das mercadorias. Ou seja, 50% de desconto no preço unitário das mercadorias, já que a nota vem com 50% de desconto. Gostaria de saber se o procedimento é correto, e como seria feito o lançamento contábil dessas operações, já que o desconto implica no preço de custo das mercadorias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade