x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 724

Investimentos realizados através de transferencia de ativo i

BRUNA PAOLA VENTURA DUARTE

Bruna Paola Ventura Duarte

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 9 anos Domingo | 3 abril 2016 | 16:05

Boa tarde amigos.

Estou com a seguinte duvida.

Tenho duas empresas, a investidora e a investida. A investidora como investimento inicial na investida transfere todo saldo do seu ativo imobilizado no valor de 500k para a mesma.

Na investida este saldo é reavaliado e contabilizado de acordo com o laudo no valor de 1MM. Logo seu lançamento contábil fica Investimento contra imobilizado no valor de 1MM.

Minha dúvida é como esse saldo é lançado na investidora. Pq eu só tenho um saldo de 500K para transferir para investimento, porém ainda faltariam 500k para completar o investimento total. Como esse valor é lançado? Vai pra resultado? Já procurei no CPC 15, 27 E 18 e nenhum deles me falam claramente sobre o assunto.

Obrigada amigos.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 4 abril 2016 | 11:37

Boa tarde Bruna! Tudo bem? Vamos por partes.

Tenho duas empresas, a investidora e a investida. A investidora como investimento inicial na investida transfere todo saldo do seu ativo imobilizado no valor de 500k para a mesma.

A investida já existia antes da transferência do imobilizado ou é uma empresa totalmente nova?

Na investida este saldo é reavaliado e contabilizado de acordo com o laudo no valor de 1MM.

Cuidado. A avaliação de bens do imobilizado ao seu valor justo só pode ser realizado em combinações de negócios. E dita a literatura que só existe combinação de negócio operações que envolvam terceiros. Item B1 d CPC 15.
A interpretação que fiz até o momento é que estas transações só estão envolvendo um grupo controlador, portanto, o reconhecimento dos bens na controlada seria pelo valor contábil destes mesmos bens da investida.

Logo seu lançamento contábil fica Investimento contra imobilizado no valor de 1MM.

Se o lançamento é na investida, não há débito ou crédito a ser realizado em conta de investimentos.

Minha dúvida é como esse saldo é lançado na investidora. Pq eu só tenho um saldo de 500K para transferir para investimento, porém ainda faltariam 500k para completar o investimento total. Como esse valor é lançado? Vai pra resultado? Já procurei no CPC 15, 27 E 18 e nenhum deles me falam claramente sobre o assunto.

Pelas informações disponíveis até o momento:

Na investida
D - Imobilizado R$ 500k
C - Capital Social R$ 50k

Na investidora
D - Investimentos R$ 500k
C - Imobilizado R$ 500k

Não há mais valia em operações do mesmo grupo econômico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade