x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 52.042

Aquisição de Carroceria - Ativo Imobilizado

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 08:12

Bom dia Mariana,
Apesar de integrar o veículo, principalmente quando você adquire o caminhão ou carreta vindo em conjunto, mas você pode comercializá-la e adquirí-la separadamente, e pode utilizar a conta de veículos.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 16:13

Boa tarde, Mariana


Uma grande lacuna em sua dúvida é a inexistência da informação se esta carrroceria está sendo adquirida junto ao veículo, se ela será uma peça sobressalente no almoxarifado da empresa, ou se ela está sendo adquirida para ser instalada em um veículo que já está imobilizado na empresa.

Antes de pautar minha resposta, é importante que juntos analisemos a NBC-T 19.1.5, instituída pela Res. 1025/2005 do CFC:

19.1.5.1. O custo de um bem do imobilizado compreende:
a) preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, deduzidos de descontos comerciais e abatimentos;
b) custos diretamente atribuíveis para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para o uso pretendido;
c) custo estimado para desmontar e remover o ativo e restaurar o local no qual está localizado, quando existir a obrigação futura para a entidade.
(grifo que não consta no original)

Considerando que um caminhão sem carroceria não pode transportar cargas, e uma carroceria depositada no pátio de uma empresa não serve para carregar cargas, conclui-se que o valor da carroceria comporá o valor do veículo de cargas porque estas duas partes são interdependentes.

Ademais, a nomenclatura "Veículos" é apenas um nome generalizado, e pode ser utilizado pelas empresas que tiverem em seu patrimônio somente um veículo; tente imaginar como seria difícil (senão impossível) controlar a conta "Veículos" de uma transportadora de cargas, de um frigorífico ou de uma empresa de turismo, pois empresas deste tipo geralmente utilizam dezenas (ou até mesmo centenas) de veículos dos mais diversos tipos.

Portanto, o plano de contas de sua empresa deve ser observado e oportunamente adaptado para poder demonstrar analiticamente a composição do grupo "Veículos" e também para que o valor desta carroceria (inclusive seu custo de instalação) seja agregado ao valor contábil do veículo que a receber.

Caso tenha mais dúvidas, pergunte novamente

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade