x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 69.702

Imobilizado em andamento

Jose Paulo Franceschini

Jose Paulo Franceschini

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 07:49

Bom dia Pessoal;

Antes de criar essa nova mensagem, cliquei em pesquisar, mas me retornou uma mensagem de erro, desculpem se já tiver topico sobre esse assunto.

Onde deve ser classificada a conta Imobilizado em andamento ?

Obrigado.

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 08:08

Bom dia José Paulo,
Você pode abrir uma subconta dentro do grupo de Imobilizado, ou então um grupo e subgrupo e depois contas específicas para cada imobilização em andamento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 18 março 2009 | 09:21

Jose Paulo Franceschini.

Na conta imobilizado em andamento, são classificados todos os gastos com materiais, mão-de-obra direta e indireta e outros gastos que a empresa incorrer na construção e instalação, até o momento em que os bens entram em operação, quando são reclassificados para as contas específicas do grupo Imobilizado em Operação.

Nota: Na conta que registra a imobilização em andamento serão lançados todos os gastos relativos à obra (materiais, mão-de-obra e respectivos encargos sociais etc).

Veja a seguir um exemplo de registro contábil dos gastos incorridos na construção de um determinado imóvel que comporá o Ativo Permanente.

Pelo registro de gastos incorridos com a obra:

D - Construções em Andamento (AP - Imobilizado)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC) R$ 10.000,00

Após a conclusão da obra, o saldo da conta "Construções em Andamento" será transferido para a conta definitiva do Ativo Imobilizado.

AC = Ativo Circulante
AP = Ativo Permanente

Sds
...

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Mariana Fernandes da Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 12:57

Comprei um software ERP que ainda está em instalação, o valor do Contrato total é de R$ 750.000,00 porém eu só paguei até agora R$ 400.000,00 através de notas fiscais que foram emitidas. A pergunta é: posso lançar como Imobilizado em andamento o valor todo do contrato ou tenho que lançar só o que já foi faturado (emitido NF) e faço uma provisão do valor ainda a ser faturado? Neste caso, que contas utilizaria para fazer a contabilização da provisão? Posso imobilizar também as notas de débitos dos gastos gerais dos técnicos enquanto estão aqui?

Fabio Borges de Oliveira

Fabio Borges de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 5 agosto 2009 | 14:01

Mariana, se não me engano ao adquirir um Software ERP vocÊ adquire uma Licenca de Uso ou seja, um bem Intagível.
Ao meu ver você deve alocar ele no Ativo com o valor de R$ 750.000,00 e criar uma conta no Passivo de contra partida.
Porém, nesses casos é preciso analisar a seguinte situação, dos 750.000,00 quanto é da Licença de Uso e quanto é implantação?
Apenas a Licença é uma ativo o resto como implantações são Despesas....

Att,

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 6 agosto 2009 | 08:27

E qual procedimento devo fazer para contabilizar as notas fiscais que recebo? Lembrando que o valor do contrato total é de 750.000,00, mas recebo notas fiscais mensais de 100.000 para pagamento, das quais já paguei 4.
Em outros fóruns recebi a resposta de que todos os custos da implantação também posso imobilizar, está errado?

Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:30

Boa tarde, a empresa em que eu trabalho comprou uma sala comercial em 2007 financiada e estará pronta agora no mes de agosto/2010.
Minha pergunta é: em 2007 ela valia R$ 248.342,91, esse é o valor do contrato na época, só que agora um dos socios questionou o seguinte: no balanço aparece imóveis no valor de R$ 248.342,91, só que esse imovel está valendo hoje R$ 500.000,00, como fazer p/atualizar o valor real do imóvel hoje? Teria que pagar imposto pela atualização? Ele quer que no balanço apareça o valor real do imóvel.
Como devo proceder?

Obrigada

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3 , Tecnólogo
há 14 anos Terça-Feira | 9 novembro 2010 | 15:01

Amigos, uma duvida. Durante um periodo, foi construido pela empresa um equipamento para uso em suas obras. Varias, diversas notas fiscais compõem a conta de Imobilizado em andamento dessa maquina. Agora, finalizada, vou transferir o valor total dessa conta para "Equipamentos" no ativo imobilizado e começar a sua depreciação. Posso emitir uma nota fiscal contra a minha propria empresa para representar esse ativo fixo, que na verdade, foi composto por diversas notas de peças e serviços?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
João

João

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 11:19

Bom dia pessoal,

No caso da aquisição de um imóvel na planta como ficaria a contabilização.

Deverei lançar no ativo de acordo com o pagamento das parcelas?

Lanço no imobilizado somente após a emissão da escritura?

Agradeço a força.

João.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Domingo | 19 dezembro 2010 | 19:03

Boa noite, João

Entendo que quando o imóvel é comprado na planta está bem claro no contrato que uma parte pretende adquirir de outra um bem que ainda será edificado, e como este contrato será suficiente para comprovar que estão incorrendo fatos contábeis pertinentes a uma imobilização em andamento, conclui-se que as parcelas intermediárias devem sim ser classificadas no Ativo Permanente, pois a escritura é emitida somente quando o imóvel pronto for entregue

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: