x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.411

ALESSANDRA A. BARLLI

Alessandra A. Barlli

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 14:27

Tenho um cliente que faz locação de brinquedos para festas, esses brinquedos que são locados foram comprados por ele em seu nome antes da abertura da empresa, agora ele emitiu uma nf de entrada doando esses brinquedos para a empresa, como posso contabilizar essa operação?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 17:04

Adenilza

Alterei devido mudanças lei das S/A

RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE - CFC Nº 1.159 DE 13.02.2009

Anexo

"52. A Lei nº 11.638/07 também proibiu o registro direto em contas de reservas do Patrimônio Líquido das subvenções para investimentos, inclusive mediante isenção ou redução de impostos, concedidas como estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos, e das doações recebidas do Poder Público. Tais benefícios devem ser reconhecidos em contas de resultado pelo regime da competência, quando cumpridas todas as exigências para sua obtenção."

Resolução CFC 1159

Editado por M Messias Santos em 1 de setembro de 2009 às 21:08:18

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 23 março 2009 | 18:46

Boa noite, Adenilza Alessandra de Araujo Barlli

Analisando o teor de sua dúvida, compreendi que a empresa já em pleno funcionamento incorporou ao seu patrimônio bens que estavam em nome de empresário.

Vale observar que estes bens poderiam ter entrado na empresa no ato de sua constituição, pois não é obrigatório que o capital social seja representado única e exclusivamente por numerário. Como isto não foi aproveitado na devida época, resta-lhe então contabilizar o recebimento deste bem a título de doação (a empresa também poderia ter comprado os produtos do empresário)

Considerando que as contas "Patrimônio Social" e "Doações e Subversões" são peculiares às entidades sem fins lucrativos e que a sua empresa é do ramo comercial, visa a obtenção de lucros, sugestivamente as contas a utilizar podem ser as seguintes:

D) Brinquedos de Aluguel (AP)
C) Doações Recebidas (Outras Receitas)
R$ .............

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade