x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.148

Lucro Distribuido/Aumento de capital

vanessa

Vanessa

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 15:03

Boa tarde!
Estou precisando de uma ajudinha.
1)Tenho uma empresa que esta fechou 2008 com prejuizo, eu posso em 2009 fazer aumento de capital utilizando os lucros acumulados?
2)Tenho uma empresa que fechou 2008 com prejuizo, e 2007 com lucro, eu posso em 2008 fazer distribuicao de lucro para os socios com referencia a 2007(o caixa esta super alto)?

Sds,

Vanessa

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 24 março 2009 | 18:40

Boa tarde Vanessa,

Na mesma ordem aposta por você:

1) - Os lucros acumulados devem servir primeiramente para absorção do prejuízos. Ou seja, se a empresa apurou prejuízos, não pode aumentar o Capital Social com lucros acumulados, pois na prática já não os tem.

2) - A empresa não poderá distribuir lucros enquanto não absorver os prejuízos apurados no período ou em anos anteriores.

O fato de o saldo da conta Caixa estar "muito" alto pode significar (e ser interpretado pelo fisco) como distribuição disfarçada de lucros.

Invariavelmente isto se dá porque houve o reconhecimento da entrada de dinheiros oriundos da venda sem cobertura de Notas Fiscais, ou pela entrada de numerários sacados de contas bancárias sem a comprovação do destino.

A empresa deve evitar os casos citados e outros que provocam o aumento irreal do saldo de caixa, sob pena de ter sua contabilidade desclassificada e o lucro arbitrado.

A distribuição de lucros (nestes casos) é apenas um paliativo que não afasta o risco fiscal mencionado acima. Isto porque a Receita Federal pode exigir a comprovação da entrega do numerário á título de "distribuição de lucros" aos envolvidos, e na falta destes, considerá-los como rendimentos tributáveis sujeitos a incidência do Imposto de Renda na Fonte (tabela progressiva) e ao INSS.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade