x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 507

Despesas de terceiros

PAVAN RC

Pavan Rc

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 18 abril 2016 | 11:26

Boa tarde
Amigos

Tenho um cliente no ramo de imobiliária, o mesmo está encontrando dificuldades para justificar pagamentos extras, ou seja, fora o aluguel o mesmo paga IPTU e CONDOMÍNIO.

Meu cliente, emiti um boleto bancário em nome da imobiliária, somado o valor do Aluguel + IPTU + Condomínio, apos o recebimento, o mesmo desconta os 10% do Aluguel que fica para a imobiliária (Comissão) e realiza o pagamento do IPTU e Condomínio.

O problema que na DIMOB é informado o valor Aluguel e da comissão, os demais valores ficam sem explicações na contabilidade e também nossa maior preocupação é com a Receita Federal, no qual poderá solicitar explicações referente aos valores movimentado em conta.

Alguém teria alguma saída para resolver tal problema com basamento legal contábil e fiscal?

Exemplo:

Aluguel = R$ 10.000,00
IPTU = R$ 1.000,00
Condomínio = R$ 3.000,00

Total = R$ 14.000,00 (Boleto enviado para o inquilino em nome da imobiliária)

* Valor que de fato é da imobiliária = R$ 1.000,00 (Referente aos 10% da comissão)

* Valor repassado ao proprietário = R$ 9.000,00 (Referente ao aluguel)

* Valores IPTU e Condomínio = R$ 4.000,00

Observe, que R$ 4.000,00 entrou na conta do meu cliente, mas para ser pagos despesas de terceiros, agora imagine isso ocorrer com mais de 100 imoveis, que é o caso dele, como justificar essa movimentação.

Abraço a todos e conto com vocês!!!!

Att
Pavan

PAVAN

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade