Pavan Rc
Prata DIVISÃO 3 , Técnico ContabilidadeBoa tarde
Amigos
Tenho um cliente no ramo de imobiliária, o mesmo está encontrando dificuldades para justificar pagamentos extras, ou seja, fora o aluguel o mesmo paga IPTU e CONDOMÍNIO.
Meu cliente, emiti um boleto bancário em nome da imobiliária, somado o valor do Aluguel + IPTU + Condomínio, apos o recebimento, o mesmo desconta os 10% do Aluguel que fica para a imobiliária (Comissão) e realiza o pagamento do IPTU e Condomínio.
O problema que na DIMOB é informado o valor Aluguel e da comissão, os demais valores ficam sem explicações na contabilidade e também nossa maior preocupação é com a Receita Federal, no qual poderá solicitar explicações referente aos valores movimentado em conta.
Alguém teria alguma saída para resolver tal problema com basamento legal contábil e fiscal?
Exemplo:
Aluguel = R$ 10.000,00
IPTU = R$ 1.000,00
Condomínio = R$ 3.000,00
Total = R$ 14.000,00 (Boleto enviado para o inquilino em nome da imobiliária)
* Valor que de fato é da imobiliária = R$ 1.000,00 (Referente aos 10% da comissão)
* Valor repassado ao proprietário = R$ 9.000,00 (Referente ao aluguel)
* Valores IPTU e Condomínio = R$ 4.000,00
Observe, que R$ 4.000,00 entrou na conta do meu cliente, mas para ser pagos despesas de terceiros, agora imagine isso ocorrer com mais de 100 imoveis, que é o caso dele, como justificar essa movimentação.
Abraço a todos e conto com vocês!!!!
Att
Pavan