x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 7.139

estoque Urgente ..... obrigada

maria isabel dos santos

Maria Isabel dos Santos

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Sexta-Feira | 17 novembro 2006 | 12:38

Boa tarde, espero que estejam todos bem.
tenho uma loja de peças p/ automovel ela é optante pelo simples federal, mais mesmo assim queriamos fazer o balanço. minha duvida é :
quando ela foi aberta na junta/receita/estado ja funcionava a mais de um ano, portanto ja havia um estoque grande. como faço para lançar esse estoque , pois tem muito mais compra de que venda.
muito obrigada a todos que puderem me ajudar
beijos

Isabel

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Sábado | 18 novembro 2006 | 12:33

Boa tarde Maria Isabel,

Entendemos exata e perfeitamente o que você colocou nas duas mensagens postadas, e eu falo por todos os que leram, uma vez que está muito bem exposta. O que não entendo, é como deixaram de aproveitar a oportunidade que tiveram de regularizar o estoque e a empresa por ocasião da constituição desta.

Vamos deixar claro que a despeito de sua empresa ser optante pelo Simples não está desobrigada da escrituração dos livros fiscais em especial do Registro de Inventário. Vale lembrar também que a mistura do estoque registrado contabilmente com o não registrado (por ocasião da baixa pela venda) afastará de sobremaneira a contabilidade espalhada em Balanços da realidade da empresa, além de prováveis problemas com o fisco em ocasiões futuras.

O primeiro passo para a solução do problema será (com base em levantamento físico - contagem) listar todo o estoque remanescente do anterior a abertura da empresa, possibilitando assim o reconhecimento e registro contábil.

Busque junto ao Contador responsável, alternativas existentes para o reconhecimento do referido estoque. Elas deixam de ser indicadas por mim, pelo desconhecimento da Legislação Estadual de São Paulo, mas tenha certeza de que o registro será possível.

Uma vez estando registrado, o controle do estoque é relativamente fácil e pode ser feito inclusive de maneira extra-contábil com auxílio de programas simples (alguns grátis) disponibilizados nos sites de downloads na Net.

Contabilmente se controla via lançamentos conforme abaixo:

Pela compra

D - Estoque de Mercadorias (AC)
C - Fornecedores (PC)

Pela Venda (se a vista)

D - Caixa (AC)
C - Receita de Vendas (CR)

Pela Baixa do Estoque

D - Custo das Mercadorias Vendidas (CR)
C - Estoques (AC)

AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

MARCIO ROBERTO FONSECA

Marcio Roberto Fonseca

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Sábado | 18 novembro 2006 | 20:52

Complementando a feliz exposição de nosso colega Saulo, quero-lhe colocar que todo o lançamento contábil exige um contra partida. Desta forma, toda empresa quando se inicia é necessário um capital inicial (Próprio ou de Terceiros). No caso da sua empresa já existia um estoque, a contra partida será a conta capital social -PL.

gislane ferreira de morais chagas

Gislane Ferreira de Morais Chagas

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2008 | 11:28

Bom dia Pessoal,

aproveitando a oportunidade, do que foi exposto para a nossa colega.
Para fazer o inventario fisico e documental:

A empresa não tem estoque

Seu imobilizado é:

Carro.................................................... 8.000,00
equipamentos de informatica............. 1.500,00

eu mesma posso fazer o inventario documental ou tem um modelo?, preciso registrar esses bens no livro de inventario.

Obs. a empresa não tem documentos de compra destes bens de informatica, como devo proceder?

Grata,

Gislane

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 12 fevereiro 2008 | 12:01

Caríssima Gislane.

Se não houver forma especial estabelecida pela legislação estadual ou municipal, serão considerados hábeis para a comprovação das despesas ou para a alienação e baixa de bem do seu Ativo Permanente os documentos de praxe, isto é, recibos, contratos etc., para proceder ao registro contábil.

Para fins de arrecadação do Imposto de Renda, fica o contribuinte sujeito a comprovar, em qualquer caso, pela forma estabelecida nas leis comerciais e fiscais, o ato ou fato econômico que serviu de base aos lançamentos contábeis.

O importante é que os documentos que suportam os registros e as transações sejam de idoneidade indiscutível.

Em outras palavras, poderá adotar recibo, depois é só registrar os ativos nas devidas contas, sem a necessidade de reconhece-los como integralização de capital ok? restando dúvidas disponha do furum.

(Parecer Normativo CST nº 10/1976).

Agora para ler sobre o que escriturar no livro de inventário, faça uma cópia do arquivo que esta anexo a esta, mensagem no rodapé ou no topo da página se preferir.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

Visitante não registrado

há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 18:35

Claudio,
Boa noite

Preciso de ajuda...

Preciso fazer um Livro de Inventario no excel, para atender uma Fiscalização Estadual...
São poucos produtos... você teria um modelo?
Ou algo assim no sentido?

Desde já Obrigada....

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 30 julho 2008 | 18:58

Boa noite Marina Lopes.

O modelo eu não tenho mas o que tenho aqui talvez lhe sirva, estarei anexando ao tópico, basta você copiar para seus documentos, clique na figura de um disco rigido verde que aparece no canto superior direito dessa página, ou se preferir na figura de um disquete no rodapé dessa mesma página.

Ps... o nome do arquivo é Inventário.doc Inventário1

Bons estudos.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade