x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 14

acessos 4.452

Marcel Jorge Rrodrigues

Marcel Jorge Rrodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 março 2009 | 15:47

Bom dia, a todos.

Estou a com uma duvida de como proceder, temos um cliente que tem uma factoring e o mesmo no inicio na mesma realizou a emissão de cheque com para pessoa fisica, o qual não pode ser feito.
Gostariamos de saber como contabilizamos esses cheques emitidos para pessoa fisicia.
Desde agradeço a todos.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 26 março 2009 | 16:57

Marcel

Como voce mesmo está dizendo que a operação está irregular, Faça:

D-Adiantamentos a Terceiros (AC)
C-Caixa ou Banco

Faça este lançamento e peça para que a operação seja regularizada.
Após a regularização Credite Adiantamento a terceiros e Debite a conta apropriada.

Se for encerramento de balanço siga orientação tópico abaixo.
http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=13222



Editado por M Messias Santos em 29 de março de 2009 às 10:16:40

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 28 março 2009 | 08:02

M Messias,

Apesar de não termos mais detalhes sobre a operação informada pelo Marcel Jorge, a solução deste caso não é simplesmente esta que você disse.

Para que possamos dar uma solução mais exata para o amigo Marcel Jorge, é necessário que ele explique melhor esta sua dúvida:

temos um cliente que tem uma factoring e o mesmo no inicio na mesma realizou a emissão de cheque com para pessoa fisica, o qual não pode ser feito.


Marcel Jorge,

Explique melhor esta operação. Ele emitiu cheque da própria empresa para uma outra pessoa ou para o sócio da empresa?
A que refere-se este cheque?

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 28 março 2009 | 10:28

Wilson

Por descuido voce não leu tudo que postei ou eu não me fiz entender. O que não gosto é de ser Prolixo como determinados colegas. Dei a solução, imedita, para que o Marcel não ficasse parado com a contabilidade.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 28 março 2009 | 11:05

M Messias,

Eu li a sua mensagem sim.
Mas não é correto efetuar um lançamento contábil apenas para não (conforme suas próprias palavras) "ficar parado com a contabilidade".

Se observarmos o PFC da Oportunidade, veremos que o mesmo refere-se simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta.


Como você pode observar, o amigo Marcel Jorge apenas disse que "um cliente que tem uma factoring e o mesmo no inicio na mesma realizou a emissão de cheque com para pessoa fisica".
Veja que até mesmo o questionamento do Marcel Jorge ficou confuso:
o mesmo no inicio na mesma...
emissão de cheque com para

Não é correto apenas lançar como Adiantamentos a Terceiros.
No mínimo é necessário saber o que realmente houve, pois este cheque pode ser para o sócio da empresa (que também é uma pessoa física), ou pode ser de um empréstimo feito por uma pessoa física (o que não pode ser feito, conforme o próprio Marcel Jorge disse), etc.


Por isso, antes de darmos qualquer orientação, é necessário que o Marcel Jorge nos retorne com mais informações.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Marcel Jorge Rrodrigues

Marcel Jorge Rrodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 28 março 2009 | 21:53

Amigos, obrigado pela atenção de vocês estarei com esse futuro cliente na segunda-feira dia 30.05, e entrarei em detalhes com ele....assim conseguirei ser mais claro...para vocês me orientarem....Desde já muito obrigado.....na Segunda mesmo pos o problema de forma correta..

Rafael Cardoso de Lima
Articulista

Rafael Cardoso de Lima

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 23 junho 2010 | 11:08

Aproveitando o gancho... tenho a seguinte dúvida:

Prezados Srs.

Tenho a seguinte dúvida em relação a contabilização de uma empresa de cobrança, peço Vossas ajudas. A Empresa fez uma cobrança no valor de R$ 290.000,00 essa cobrança ele recebeu via conta bancária, porém, destes R$ 290.000,00 a empresa de cobrança emitiu uma nota fiscal de R$ 30.000,00 ref. comissões e repassou o resto (R$ 260.000,00) para a empresa contratante a dona do crédito. A pergunta é como contabilizar essa transação na Empresa de Assessoria e Cobrança?

Desde já muito obrigado!

Contador, com especialização em Contabilidade Financeira, Auditoria e Controladoria. Facebook.com/contabilidadeempauta - Twitter @contadorraffael  - Instagram.com/contabilidade_empauta
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 5 julho 2010 | 17:38

Boa tarde, Vivian


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Alguem pode me orientar sobre cmo faço a contabilidade daos contratos de factoring, sem usar a partida dobrada.
Obrigada

Sugiro que seus conceitos sejam revisados porque como a contabilização dos fatos exige o método das partidas dobradas, a sua dúvida não tem solução.


Reflita.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 6 julho 2010 | 08:12

Bom dia Rafael,

De forma simplista você pode manter o controle das operações efetivadas com este cliente da seguinte maneira:

Ao celebrar o Contrato em que lhe é outorgado o direito de cobrar débitos por sua conta e ordem, registre-o em Contas de Compensação da seguinte maneira:

pela celebração do contrato
D - Contratos de Cobrança - Empresa credora
C - Cobrança Contratada - Empresa credora - 290.000,00

pelo recebimento da cobrança
D - Cobrança Contratada - Empresa credora
C - Contratos de Cobrança - Empresa credora - 290.000,00

e

D - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)
C - Comissões sobre Cobrança (CR) - 30.000,00

É claro que existem outras formas de registrar contabilmente toda a transação, inclusive com a inclusão da expectativa de valores a receber, entretanto esta é a mais usada pela simplicidade e facilidade de se manter o controle independente das contas patrimoniais.

...

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 julho 2010 | 22:17

Boa noite, Vivian


O conceito do método das partidas é elementar: não existe débito sem crédito, sendo válido também o inverso; enquanto os débitos representam a aplicação dos recursos, os créditos representam as respectivas fontes.

Portanto, repito que não é possível contabilizar algo se não for com base em débitos e créditos (partida dobrada).


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Vivian Cristina da Costa

Vivian Cristina da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 08:35

Olá Ricardo,

estou te dando um exemplo de partidas dobradas, que não existe débito sem crédito eu sei, mas tem uma forma de lançar que eu não havia entendido, que é exatamente igual esse exemplo que estou te enviando, até então eu achava que o nome deste método era partida dobrada.
No sped contábil ñ é permitido usar esse tipo de lançamento.
bom ,não sei se vc me entendeu.
No aguardo,
Att,


Pelos valores constantes da fatura de serviços de telecomunicações:
D - TELECOMUNICAÇÕES (Custo/Despesa - Resultado) $ 1.050,00
D - ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante) $ 350,00
C - CONTAS A PAGAR (Passivo Circulante) $ 1.400,00

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 09:51

Bom dia, Vivian


tem uma forma de lançar que eu não havia entendido, que é exatamente igual esse exemplo que estou te enviando, até então eu achava que o nome deste método era partida dobrada.

D - TELECOMUNICAÇÕES (Custo/Despesa - Resultado) $ 1.050,00
D - ICMS A RECUPERAR (Ativo Circulante) $ 350,00
C - CONTAS A PAGAR (Passivo Circulante) $ 1.400,00

Este exemplo seu é sim de acordo com o método das partidas dobradas porque o total de débitos (1.050 + 350 = 1.400) é igual ao total de créditos (1.400), e para validar esta afirmação, observemos que o método das partidas dobradas se divide em 4 (quatro) fórmulas que compreendem os tipos simples, composto e complexo:

Fórmulas de lançamentos

Fórmula 1 (lançamento simples): uma conta debitada e uma conta creditada
Fórmula 2 (lançamento composto): mais de uma conta debitada e uma conta creditada (que é o lançamento de seu exemplo)
Fórmula 3 (lançamento composto): uma conta debitada e mais de uma conta creditada
Fórmula 4 (lançamento complexo): várias contas debitadas e várias contas creditadas

No sped contábil ñ é permitido usar esse tipo de lançamento.

Se o seu sistema contábil está preparado para partidas múltiplas (métodos compostos e complexos) e também se corretamente foram relacionadas as contas (de/para) para que fosse gerado o arquivo "txt" a ser validado pelo sped, não há motivos lógicos para que lançamentos deste tipo sejam rejeitados. Neste caso quem poderá orientá-la melhor será o departamento de suporte técnico da empresa que desenvolveu o sistema contábil que você opera.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.