x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.458

Lançar despesas em projetos de investimento

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 26 março 2009 | 17:08

Sonia

Se a empresa tem um departamento custo e na contabilidade tiver uma conta de Custo de Projeto em andamento, ou coisa parecida, é possivel sim.

Se este projeto é permanente voce pode abrir até uma conta por projeto, mas se for temporario não convem voce abrir na contabilidade uma conta de despesas para este tal projeto por motivos óbvios.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Sonia C de Castro

Sonia C de Castro

Iniciante DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 1 abril 2009 | 15:47

Messias, Muito obrigada pela resposta. Deixe-me explicar um pouco mais sobre o assunto.
Esses projetos são temporários, com durações diversas. O problema que encontramos é que as despesas são lançadas no meu centro de custo e depois que são efetivamente contabilizadas pelo departamento responsável, é que consigo fazer o estorno para o projeto. E isso dá um grande trabalho, já que são muitas as despesas (refeições, hospedagem, combustível, etc) e muitos projetos para gerenciar ao mesmo tempo. A minha proposta seria lançar estas despesas direto no projeto, pois além de ficar registrado no sistema, não há todo o trabalho de ficar "garimpando" o que é de que. O que você acha?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 2 abril 2009 | 06:50

Sonia

Eu, na sua situação, faria uma planilha no excel para lançar todas as despesas.
No excel eu posso ordenar por qualquer tipo de dados.
Imagino que seja uma planilha mais ou menos com esta estrutura:

Col A............Col B............Col C..............................................Col D
DATA............PROJETO......TIPO DE DESPESA.........................Valor
15/03/09....Jota Alves....Gasolina-NF 15 Posto Lia.............50,00.
16/03/09....Bento 13......Telefone - Cia Telefonica.............40,00.
14/03/09....Jota Alves....Almoço-NF 20 Restaurante Cuia..15,00.

Na planilha primeiro Classificaria por projeto. Depois Selecionaria por projeto e classificaria por data ou tipo de despesas. Eu ainda colocaria, as informações, no Layout da Contabilidade, por que a maioria dos programas contábeis importam dados do excel. Pense nisto.

Eu NÃO contabilizo diretamente no programa de contabilidade.
Adaptei uma planilha, onde faço todos os lançamentos e depois importo para o excel.
Há diversas vantagens lançar no excel e depois importar para a contabilidade. Vantagens como:
1-Não preciso ficar procurando o código no plano de contas, o Excel faz pra mim, escrevo por exemple Tel e ele poem o número da conta, fato este que me faz ganhar um tempo considerável. Um serviço de 1 hora eu faço em 20 minutos;
2-Nunca erro a classificação, número da conta; por isto não preciso de uma analista contábil para corrigir lançamentos. E ainda tem muito mas.

Sonia, se fosse na cidade de São paulo, eu me prontificaria a implantar sistema contabilidade e excel para voce.

Editado por M Messias Santos em 3 de abril de 2009 às 05:27:21

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade