x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.981

creditos telesp

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 26 março 2009 | 17:46

boa tarde a todos,

alguem por favor pode me ajudar com este assunto , estou contabilizando um posto de gasolina (lucro real) o bco.creditou (depositou)um valor de 54,80 ref. a plano de expação (segundo o dono da empresa) ref.ações linha telefonica algo nesse sentido, como eu contabilizo isso (esse valor entrou no bco.)
desde já , muito grato
natalicio

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 27 março 2009 | 13:06

Natalicio

Infelizmente a palavra não é um documento comprobatório para o Fisco.

Como voce não tem a prova documental do lançamento, credite Receita.

Se porventura, posteriormente, te entregarem o documento comprovando a origem do valor voce faz a reversão.
Reversão esta que independe do Exercicio se está encerrado ou não.

Pode ser que tenha algum colega que te oriente lançar no PC. Eu não faria isto porque a tendência natural, deste lançamento, e ficar eternamente em aberto.

Editado por M Messias Santos em 27 de março de 2009 às 13:24:51

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 27 março 2009 | 17:10

Boa tarde, caro Natalicio Oliveira

Lembra-se de quando a telefonia era monopólio do governo (empresa estatal)? Justamente nesta época as linhas telefônicas eram caras, escassas, de preço elevado e serviam até para especulação e rendimentos, pois certas pessoas até "alugavam" as linhas.

Nos planos de expansão anteriores à privatização todas as pessoas que adquiriam linhas juntamente a estas vinham ações da companhia telefônica, e assim que exploração destes serviços foi privatizada maioria absoluta dos usuários que possuíam este reduzido número de ações as venderam para grupos maiores de investidores e provavelmente este posto de gasolina em questão não se desfez destas ações.

Portanto, o dinheiro recebido na conta corrente bancária nada mais é do que "dividendos" provenientes destas ações da cia. telefônica e provavelmente no Ativo Permanente desta empresa haverá uma conta denominada "Direito de Uso de Linha Telefônica"; o valor destas ações estará embutido nesta conta.

Portanto, você pode fazer o lançamento da seguinte forma:

D) Banco "X"
C) Lucros e Dividendos Recebidos(no grupo "Outras Receitas", que é o antigo grupo de "Receitas não Operacionais")
R$ 54,80

Os documentos comprobatórios disto são o contrato do plano de expansão e o extrato bancário.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade