Alexandra Sá
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
Estou com uma dúvida no item abaixo, se puder me ajudar agradeço muito !
A separação das receitas operacionais e não operacionais deve ocorrer apenas nos relatórios ou também no plano de contas ?
Minha dúvida é se no plano de contas a ordem de classificação pode ser mantida ou este critério deve ser adotado na classificação do plano de contas ?
Parte da Resolução 1159/09:
FIM DA SEGREGAÇÃO DAS RECEITAS E DESPESAS EM OPERACIONAIS E NÃO OPERACIONAIS 57-59
Fim da segregação das receitas e despesas em operacionais e não operacionais
1. Em conformidade com a MP nº. 449/08 as receitas e as despesas não devem ser mais segregadas como operacionais e não operacionais.
2. As receitas e despesas que estavam sendo classificadas como não operacionais, em conformidade com a lei anterior, devem ser denominadas de Outras Receitas e Outras Despesas, observado o disposto nos itens 136 e 137 do Comunicado Técnico nº. 03 (Resolução CFC nº. 1.157/09).
3. O tratamento fiscal dos resultados operacionais e não-operacionais, para fins de apuração e compensação de prejuízos fiscais, permanece o mesmo, em conformidade com o art. 58 da MP nº. 449/08.