Hugo Campanha
Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)Boa tarde caros colegas,
Sou contador e empresário de um escritório terceirizado de contabilidade. 99% dos meus clientes são pequenas empresas e optantes pelo simples nacional.
Venho sofrente há algum tempo quanto a contabilização dos bancos dos clientes, pois na região onde atuo, os empresários não possuem qualquer controle financeiro ou de gestão dos seus negócios (salvo algumas exceções).
Por mais que eu tente, tente, tente e tente novamente, NÃO adianta, acabam sempre ocorrendo os seguintes fatores:
1) o cliente esquece de enviar o extrato e é sempre um Sacrifício ENORME fazê-los enviar;
2) o cliente utiliza a conta pessoa jurídica para fins pessoais, desde compras em supermercados, cafeterias, motéis, etc. E POR MAIS QUE EU ORIENTE, ENVIE E-MAIL, PUXE A ORELHA DESTES CLIENTES, não adianta, continuam fazendo a mesma coisa. Mesmo eu demonstrando o quanto isso é prejudicial para sua empresa e a contabilidade, que além de saldos fictícios possui uma grande chance de autuações do fisco.
Minhas dúvidas para com os colegas são:
O que vocês fazem em seu escritório quanto a esta questão?
Fazem os clientes assinarem aquele modelo de responsabilidade previsto na ITG-1000 e lavam as mãos? Ou apenas lançam a conciliação bancária tudo a caixa para facilitar o serviço? (mesmo sabendo que este procedimento é anti-ético e contra as normais e princípios da contabilidade).
Lançam os débitos e créditos não comprovados em conta específica "Saldo de lançamentos não comprovados", enfim.
O que fazem pelo amor de Deus para resolver este problema?
PS: um tiro no cliente não é uma opção e se for demitir todos os clientes que fazem isso na minha região então vou vender açaí na praia.