Diogo de Sousa Silva
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidderespostas 3
acessos 3.414
Diogo de Sousa Silva
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) ContabiliddeSaulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Diogo
Lê-se no sitio do Sped que:
O Decreto no 8.683, de 25 de fevereiro de 2016, vem corroborar uma das premissas básicas do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que é a simplificação das obrigações acessórias.
O Decreto altera a redação do art. 78-A do Decreto no 1.800, de 30 de janeiro de 1996, e estabelece que a autenticação dos livros contábeis das empresas poderá ser feita por meio do Sped, mediante a apresentação, ou seja, com a transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD).
O termo de autenticação da ECD transmitida via Sped será o próprio recibo de entrega que o programa gera no momento da transmissão.
Outro ponto importante do decreto é que autenticação por meio Sped dispensa a autenticação de livros em papel, constante no art. 39-A da Lei nº 8.934, de 18 de novembro de 1994, reproduzido a seguir: “A autenticação dos documentos de empresas de qualquer porte realizada por meio de sistemas públicos eletrônicos dispensa qualquer outra.”
Finalmente, o Decreto estabelece que as ECD transmitidas até a sua data de publicação, que estejam com status diferentes de “sob exigência” ou “indeferidas”, também serão automaticamente consideradas autenticadas.
Logo, não há que se pagar taxa alguma
...
...
Diogo de Sousa Silva
Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde Saulo Heusi
Obrigado Saulo.
Anderson Kolera Silva
Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabiliddebom dia!
No meu entendimento, o recolhimento da taxa continua normalmente, o decreto determinou que as ECD´s transmitidas estarão automaticamente autenticadas, mas não desobrigou as Juntas Comerciais de cobraram a taxa, e agora cada Junta Comercial deve soltar uma norma onde a cobrança não será mais feita, mas até lá teremos que pagar as taxas normalmente - COISAS DE BRASIL!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade