Cida Pereira
Bronze DIVISÃO 5 , Assistente FinanceiroBom dia
Bom dia
Ontem ouvi dois estudantes de contabilidade, discutindo entre si e percebi então como fizemos as coisas tão automáticas e os sistemas que nos auxiliam nas tarefas nos ajudam ainda mais a não analisarmos certos pontos. E confesso me deu saudades dos tempos da contabilidade introdutória. Por isso vou expor e assim quem sabe discutirmos.
Est1- Se, estou no regime de competência. Ao receber a NF, vou dar entrada pela emissão da NF, dentro do mês, claro que há exceções , que não é o caso aqui.
Então no meu financeiro terei uma NF a pagar do fornecedor PX1 e na contabilidade terei na conta fornecedores esse PX1.
Ao efetuar o cheque para pagamento em 13/05 vou baixar no meu financeiro nessa data, e vou passar para contabilidade também o cheque. No meu financeiro o fornecedor está pago., Porém o cheque não foi compensado, então para controlar esses cheques, o financeiro controla em uma planilha “Cheques a compensar”, no final do mês concilia os extrato e repassa para a contabilidade. O que gerou a discussão foi que o contador (estudante2) somente vai lançar o cheque na contabilidade na data da compensação por ser regime de competência, então quer dizer que se o fornecedor levar um ano para descontar o cheque, a conta fornecedor jamais fechará com o contas a pagar do financeiro,? Porque o contador só vai lançar pelo extrato bancário? Estudante 1