x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.881

Doações de sócios para empresa

ADILSON AP. CAMPOS

Adilson Ap. Campos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 3 abril 2009 | 11:34

Pessoal bom dia! sou novo no forum, mas já acompanho ele a tempos, gostaria de saber o sequinte caso;

um sócio tem lá em seu nome uma camionete S10 2005 no valor de R$75.000,00 e quér doala a empresa a qual ele é sócio adm, como eu faço esse lançamento na contabilidade? que contas eu uso?

aguardo resposta urgente, abraçoss

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sábado | 4 abril 2009 | 18:02

Adilson

Eu sugeria ao sócio como aumento de Capital, caso contrário voce terá que creditar receita.

D-Veiculos(AI)
C-Capital ou Doações Recebidas (PL)

ou

D-Veiculos(AI)
C-Receitas

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 6 abril 2009 | 10:23

Bom dia Adilson,

Doações são consideradas somente para fins sociais e para entidades com estes fins.
Em empresas privadas quando o sócio disponibiliza para a empresa um bem particular, ele está visando ter lucro na empresa com a utilização do mesmo. Desta forma precisa ser feito de forma correta do ponto de vista fiscal.
Você pode fazer da forma que o Messias sugeriu como aumento de capital, o recibo quando for feito a transferência você vai observar que será como uma venda e a empresa terá que emitir nota fiscal de compra do veículo, em contra partida vai gerar uma obrigação no passivo à pagar, onde você vai baixar como aumento de capital com recibo de quitação assinado pela empresa.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade