x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 16

acessos 44.809

Reavaliação de ativos conforme a nova lei

Maurício Arnoni Júnior

Maurício Arnoni Júnior

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Escritório
há 16 anos Segunda-Feira | 6 abril 2009 | 18:27

Boa noite amigos,

Estou cursando o terceiro ano de Ciências Contábeis, e surgiu uma oportunidade de emprego, mas para isso preciso realizar um trabalho sobre o tema "Como se deve proceder para se fazer a reavaliação de um ativo de acordo com a nova lei - exemplifique"

Essa nova lei que refere o tema creio que seja a 11.638, pelo que li consegui discernir que as empresas que se enquadram nesta lei não mais realizarão a reavaliação dos ativos. A lei diz que os ajustes serão sempre aos valores de mercado, mas tenho dúvidas como ajustar os valores dos ativos e como fazer os lançamentos corretos. Se alguém puder me explicar a forma correta e se possível exemplificar para melhor entendimento seria de grande ajuda.

Agradeço desde já

Abraço

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 7 abril 2009 | 05:59

Mauricio

Os lançamento são relativamente simples.

D-Do bens ou Diretos(Ativo)
C-Ajuste de Avaliação Patrimonial(PL)

D-Ajuste de Avaliação Patrimonial(PL)
C-Obrigações(Passivo)

PRINCIPAIS MUDANÇA CAUSADAS PELA LEI 11638
1) A Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos - DOAR foi extinta;
2) Torna-se obrigatória a elaboração e publicação da Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC e da Demonstração do Valor Adicionado - DVA;
3) A DFC não é obrigatória às pessoas jurídicas com patrimônio líquido inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais);
4) A DVA é exigida para todas as companhias abertas;
5) O Ativo Permanente agora possui um novo grupo chamado "Intangível", além dos já existentes "Investimentos", "Imobilizado" e "Diferido";