Rafael
Prata DIVISÃO 1 , Analista SistemasBoa tarde pessoal, estou contabilizando a rescisão de um parcelamento do simples nacional por falta de pagamento do mesmo, e estou com uma dúvida sobre o saldo devedor restante. Houve uma diferença de valores que não consigo encontrar, alguém poderia me ajudar?
Dados do parcelamentos:
Simples nacional a recolher : 2.248,29
Multa dos 20%: 449,66
Valor inscrito: 2.697,96
Juros e Encargos: 730,86
Multas + Juros + Encargos: 1.180,52
Valor total consolidado: 3.428,81
Quantidade de parcelas: 11
Valor da parcela: 311,71, sendo deste valor 204,39 referente ao valor original da dívida e 107,32 referente a multas, juros e encargos.
Sobre o parcelamento meus lançamentos foram:
1° Passar a dívida do simples nacional a recolher para uma conta específica de parcelamentos:
D- Simples Nacional a Recolher (pc)
C- Parcelamento Simples Nacional (pc)-----2.248,29
2° Apropriar a multa, juros e encargos acrescidas ao valor consolidado ( nota: usei a mesma conta para os três )
D- Parcelamento do Simples Nacional (pc)
C- Juros a Transcorrer (pc - redutora)------1.180,52
3º A empresa pagou 7 parcelas ao total, para o pagamento das parcelas os lançamentos foram:
D- Parcelamento do Simples Nacional (pc)
C- Caixa (ac)------------311,71
E, pela apropriação do juros da parcela:
D- Despesa com juros a transcorrer (cr)
C- Juros a Transcorrer (pc - redutora)--------------107,32
Há cada parcela é feita uma correçãozinha de juros passivos, certo? Exemplo a primeira parcela ele nao pagou exatamente 311,71, a empresa pagou 313,76, para essa diferença de juros fiz o seguinte lançamento a cada parcela paga:
D- Despesa com juros Passivos (cr)
C- Caixa (ac)------------2,05 ( para essa parcela )
No final de 7 parcelas pagas, a empresa parou de pagar e o parcelamento foi cessado, voltando assim a dívida original para a receita.
Vejam que a dívida dele referente a multas,juros e encargos referente a 11 parcelas somam 1180,52 descontando os valores correspondetes a esses encargos nas 7 parcelas pagas, sobram 429,28 reais ( cada parcela como dito anteriormente de 107,32 )
Fazendo a mesma coisa para o valor original de 2.248,29 referente as 11 parcelas, descontado o valor original da dívida de 204,39 reais correspondente a 7 parcelas sobram 817,56.
Valor total pago 311,71 x 7 = 2181,97.
3428,81 - 2181,97 = 1246,84 dívida total restante.
Como o parcelamento foi cessado, eu reverti o juros a transcorrer restante do valor total da divida , ou seja eu fiz 1246,84 - 429,28 e isso da 817,56 reais. Observem que bate com o valor original da dívida restante: 204,39 x 4 = 817,56
O problema é que no site da receita o valor original que sobrou da dívida dele, acusado pela receita é de 830,62. Deu uma diferença de 13,06 reais que nao consigo entender.
Alguém poderia me auxiliar?