x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 9.703

Plano de contas x plano de contas referencial

Cilene Aparecida de G. de Castro

Cilene Aparecida de G. de Castro

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Domingo | 12 abril 2009 | 14:49

Olá,

Bem vindos à rotina após este feriado de páscoa!

As empresas Lucro Real serão obrigadas a enviar o ECD a partir de 2009. Estou em dúvida se posso continuar com a minha máscara do plano de contas usado pelas empresas ou se terei que usar o modelo do plano de contas referencial ( com contas até 0 7º grau) da RFB; além de adaptá-lo de acordo com as regras da MP 449/2008.
Alguém já transmitiu o arquivo da ECD? Minha dúvida é se posso usar o meu plano de contas e ao transmitir o arquivo, tenho como fazer uma equiparação entre o meu plano de contas e o plano de contas referencial.

Obrigada a todos pela ajuda.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 01:34

Gomide

Pelo que sei voce não precisa mudar o grau de suas contas para o nível do plano de referência da SRF.

Posso até está equivocado, mas, o que voce vai precisar é que seu programa de contabilidade gere os arquivos dentro do padrão solicitado pela SRF.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

há 16 anos Segunda-Feira | 13 abril 2009 | 11:07

Gomide

Meu programa de contabilidade é o Phoenix da Contmatic. Acabei de entrar em contato com suporte da Contmatic e o mesmo RATIFICOU minha posíção, ou seja:

.............. o que voce vai precisar é que seu programa de contabilidade gere os arquivos dentro do padrão solicitado pela SRF

Só sei que nada sei.
M Messias Santos

M Messias Santos

há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 07:04

Gomide

Tenho experiencia de mais de 40 anos na contabilidade, de todos os programas contábeis que passaram pelas minhas mãos, o da Contmatic dar de 10 em qualquer um deles. Não só o contábil, folha, escrita fiscal. Entre em contacto com eles exponha seu problema e analise a resposta deles.

Só sei que nada sei.
Jarbas Azeredo Pereira Filho

Jarbas Azeredo Pereira Filho

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 07:51

Bom dia!!!

Aproveitando que o assunto é ECD..tenho uma duvida..

no caso de matriz e filiais...tenho um cliente, que a contabilidade da matriz é feito em uma cidade e a da filial em outra, ou seja, distintas.

Neste caso poderei enviar a ECD da matriz e filial em separado, ja que inclusive os programas das duas são diferentes.??

grato

Jarbas

M Messias Santos

M Messias Santos

há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 09:11

Jarbas

Me responde 2 perguntas.

1-Quais os CNPJ da Matriz e da Filial(destaque aqui)?
2-A DIRPJ é separada ou única?

Só sei que nada sei.
M Messias Santos

M Messias Santos

há 16 anos Terça-Feira | 14 abril 2009 | 13:44

Jarbas

Quando pedi os CNPJ tinha um ojetivo o qual no momento não importa.

Como a DIRPJ é unica isto significa que o balanço é consolidado. Isto ratifica que de fato trata-se de matriz e filial.
Portanto, os arquivos ECD serão da contabilidade consolidada.

Normalmente os programas de contabilidade já vem com a opção de gerar os arquivos ECD.

Não importa se cada filial ou Sucursal tenha sua contabilidade propria. O importante é que os programas contábeis sejam o mesmo, porque estas contabilidades serão consolidadas.

Editado por M Messias Santos em 14 de abril de 2009 às 13:47:59

Só sei que nada sei.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 28 julho 2009 | 15:16

Boa tarde, Renata

Nesta questão de plano de contas referencial do Sped é indiferente o fato de sua empresa dever ou não obediência à Susep, e sim, o fato de a mesma ser obrigada a promover a escrituração digital por ser tributada pelo lucro real, de acordo com as determinações legais vigentes.

Caso sua empresa não tenha sido enquadrada na sistemática de acompanhamento fiscal diferenciado, significa que a partir de 01/01/2009 obrigatoriamente a escrituração deve ser pelo Sped.

Fonte:
IN RFB 787/2007 atualizada

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade