x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 2.276

Contabilidade fora da empresa

Conce Amorim Santos

Conce Amorim Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 5 junho 2016 | 01:52

Boa noite Caros colegas! Trabalho em um escritório de Contabilidade a 14 anos, registrada recebendo todos os meus direitos e em 2015 consegui tirar o meu CRC. Além desse trabalho, aos sábados eu ajudo um amigo que tem um pequeno escritório de contabilidade aqui na mesma cidade. Minha dúvida: eu posso me cadastrar como contadora responsável por alguma empresa nesse escritório onde eu trabalho aos sábados, estando registrada como funcionária de um outro escritório de contabilidade? Não sei se a pergunta ficou clara, se algum colega poder me ajudar ficarei grata.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Domingo | 5 junho 2016 | 09:37

Conce Amorim Santos,
bom dia.

Estando apta, nada a impede de ter empresas vinculadas ao seu CRC, embora preventivamente deva ter em mente que:

1 - A responsabilidade técnica dessas empresas ficarão efetivamente sob seus cuidados

2 - Seu empregador poderá ver o cenário com algum desconforto, afinal estará prestando serviços a um concorrente. Verifique a questão ética, mediante sugestões do ítem 3.

3 - A transparência em qualquer relação é fator a ser considerado na medida dos pesos e medidas, onde se fosse no meu caso, como colaborador, levaria a questão ao empregador e como patrão, não abriria mão de ser comunicado. Deixar que a descoberta seja de outra forma poderá ser desastroso.

Boa sorte.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
moderador.forumcontabeis@gmail.com
Conce Amorim Santos

Conce Amorim Santos

há 8 anos Domingo | 5 junho 2016 | 11:40

Bom dia Hugo Ribeiro! Primeiro muito obrigado pela atenção. Na verdade quando recebi a proposta de para ajudar esse meu amigo com a contabilidade aos sábados, imediatamente conversei primeiro com o meu patrão, e só a partir do aval dele é que eu aceitei. Ou seja, ele já sabe desse serviço extra que eu faço. Claro, creio que se os serviços que faço no sábado começarem a aumentar a situação poderá ficar incomoda por ambas as partes, mas já estou caminhado para mudar essa situação. Mais uma vez, agradeço. Que Deus abençoe.

Conce Amorim Santos

Conce Amorim Santos

há 8 anos Segunda-Feira | 6 junho 2016 | 21:56

Certo Pedro André Dias, mas por exemplo, e se eu fizer a abertura de uma empresa não no escritório em que sou registrada, e sim nesse outro que presto serviços apenas aos sábados, sendo que além da abertura da empresa, eu sou responsável por toda a escrituração dela, mesmo assim eu não posso? rsrs, confuso ne.

Conce Amorim Santos

Conce Amorim Santos

há 8 anos Terça-Feira | 7 junho 2016 | 00:40

Pedro Andre Dias, o escritório tem CNPJ de escritório contabil. Eu não sou sócia dele, apenas o ajudo no final de semana. Até então eu fazia apenas a contabilidade de uma empresa lucro real, assim como SPED Contabil, SPED ECF, tudo com a assinatura digital dele. Porém uma amiga me procurou querendo que eu abrisse uma empresa para ela, ficando responsavel por toda a escrituração da empresa, parte fiscal, contabil e pessoal. Daí surgiu a dúvida se eu poderia ser responsável pela empresa dela, sendo que faço esse serviço neste escritório aos sábados. A pergunta em questão fica confusa por que falo desse escritório, mas por exemple: e se eu fizesse tudo em casa, poderia?

Sem mais, desde já, agradeço a atenção.

Att.

Marcelo Rosa

Marcelo Rosa

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 21:56

Eu não vejo nenhum impedimento para você. Se você já tem o CRC, você assina como responsável técnica. Nada impede você de assinar um balanço, independente da trabalhar ou não como registrada, em qualquer empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: