Nilton Santos
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)respostas 8
acessos 10.427
Nilton Santos
Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBom dia, Nilton Santos
No intuito de esclarecer sua dúvida sugiro-lhe a leitura deste tópico, pois lá debatemos este tema de modo que seguramente você ficará esclarecido.
Bons estudos.
Renata Neves
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa Tarde,
Depois de ler o tópico acima muitas dúvidas foram esclarecidas, porém ainda restaram algumas que não achei nenhum comentário.
Eu gostaria de saber se o Balanço Inicial deve ser Registrado na Junta Comercial? E se for necessário o registro, se deve ser registrado junto ou separado com o Diário Geral de 2008?
Desde já agradeço...
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Renata Neves.
Renata Neves
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa Tarde Claudio,
Então no Balanço de 2008, as únicas coisas que serão diferentes é a estrutura do Plano de Contas e a nova Demonstração (DFC)?
Porque na verdade a minha duvida nem é como fazer o balanço e sim na forma em que devo encadernar o Livro Diário, pois até o ano passado eu encadernava da seguinte forma:
1. Termo de Abertura
2. Diário Geral
3. Balancete de Verificação
4. DRE
5. Balanço
6. Análise Economico Financeira (Índices)
7. Plano de Contas
8. Termo de Encerramento
Com a MP 449 eu entendi que deveria encadernar também o Balanço Inicial e acrescentar a Demonstração do Fluxo de Caixa.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Veja bem.
A estrutura do plano de contas mudou a partir de 2008(os encerramentos em 31/12/08, devem obedecer a MP 449/08, ok? isso quer dizer que o seu encerramento em 21/12/2008, o Balanço Patrimonial, já estará na nova estrutura(((se você trabalhou com o plano de contas, alterado por força da MP 449/2008))), o resto, continua da mesma forma, ou seja, a ordem de impressão é a mesma.
Sds
Editado por Claudio Rufino em 20 de maio de 2009 às 17:13:47
Renata Neves
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeDesculpe a insistencia Claudio mas eu estou tentando entender para que serve o Balanço Inicial e se ele é exigido nesta MP porque não consta em lugar nenhum?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Balanço inicial, é quando na verdade você esta iniciando a escrituração contábil de alguma empresa que nunca teve contabilidade.
Agora, se a empresa ja tem contabilidade, e em 2007 foi feito o encerramento do exercicio de 2007, ok, legal, em 2008 você irá apenas cadastrar no seu sistema um novo plano de contas modificado com as devidas exigencias da mp 449.
Não há o que se falar em balanço inicial, apenas converta os saldos do antigo plano de contas para o novo plano de contas de 2008.
Com isso, ao fazer seus lançamentos contabeis de janeiro a dezembro de 2008, toda a sua escrituração contábil, já estará convergente com o novo modelo.
Renata Neves
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeOK Claúdio, muito obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade