x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 3.135

Como efetuar lançamento - perda de valor (clientes)

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 12:53

Boa Tarde,

Comecei a fazer contabilidade de uma ótica no ano passado, e os sócios me passaram que ref. aos anos anteriores tiveram uma perda de recebimento no valor de 30.000,00, como posso contabilizar isso? sendo que em 2015 lancei as vendas a vista. Tem outro procedimento que posso fazer sem lançar na conta clientes?

E outra questão, meu caixa tinha encerrado +/- 300.000,00, porém os sócios quer que eu encerro o caixa zerado tendo em vista que eles não realmente tem todo esse dinheiro em caixa, pois em 2015 não foi feito apuração da conta bancária, qual lançamento possível que eu posso fazer para eu conseguir zerar o caixa? OBS: SEM SER DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 10 junho 2016 | 17:01

Boa tarde Srª. Daniela, tudo bem?

Percebo várias distorções na sua postagem.

1° - Como é possível "perder" valores que já estão lançados como recebimentos à vista? Provavelmente a contabilização das vendas foi feita de forma incorreta. Sendo que o correto seria reconhecer um direito (Clientes a receber).

2° - Quando tratamos de ajustes de contas patrimoniais é mais "simples", pois não existe a necessidade de criar a conta de Ajustes de Exercícios Anteriores no Patrimônio Líquido quando existem erros em contas de apuração do resultado.

3º - Deve-se estornar para conta de clientes o valor que foi recebido anteriormente no caixa, e assim efetuar o reconhecimento da despesas pelo fato de realmente não existir possibilidade de recebimentos dos clientes.

4° - Se o caixa estiver em R$ 300.000,00 pelo erro de contabilização das vendas, ele será acertado com base nos ajustes orientados acima. Porém se o caixa permanecer com saldo incorreto, deve-se conciliar novamente a conta caixa a fim de identificar quais fatos foram ou não reconhecidos.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 09:42

Felipe, obrigada pela resposta.

Então foi feita de forma errada sim, pois até o momento não era informada que vendia a prazo, com essa colocação não tem o que poderia fazer né ? a respeito dos valores de perda?
E o valor do caixa está alto por isso também, caso eu não mecho nos meus recebimentos, não teria algum lançamento possivel para zerar o caixa neh?

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 14 junho 2016 | 09:50

Bom dia Srª. Daniela, tudo bem?

A forma correta está descrita na minha primeira resposta. Não existe "fórmula mágica" pra acertar a contabilidade de uma empresa, pois ela deve retratar a realidade e não o que convém ou não aos sócios.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade