x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 10.414

ICMS doações ao Protege

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 17 abril 2009 | 04:17

Presley

Sua dúvida é sobre ICMS ou Doações?
Se for sobre Doações qualifique a entidade Protege.

Editado por M Messias Santos em 17 de abril de 2009 às 07:37:34

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 17 abril 2009 | 13:49

Boa tarde, R. Sousa

Convém aguardamos a manifestação de algum profissional de sua região. Em caso negativo, em momento oportuno tentarei examinar sua situação.

Apesar dos pesares nada o impede de imediatamente iniciar o estudo da matéria competente, inclusive o RICMS de seu estado e de antemão por aqui ir apresentando suas conclusões para que possamos analisar conjuntamente.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 16 anos Domingo | 19 abril 2009 | 10:42

Ricardo

PROTEGE é um fundo criado pelo Governo de Goiás com o objetivo financiar os programas sociais do Estado.

O valor da contribuição está condicionado a 5% sobre os benefícios concedidos pelo Governo de Goiás as empresa.

Os benefícios concedidos são : isenção do ICMS, redução da base de cálculo do ICMS ou crédito outorgado de ICMS, de acordo com o art. 1º; § 3º; inc. I, II e III do Anexo IX do RCTE.
http://www.sefaz.go.gov.br/LTE/RCTE.htm

Como não deixa de ser uma Contribuição de Melhoria(tributo), chego a conclusão, salvo melhor juizo, que o lançamento na contabildade do contribuinte deve ser:

D-Fundo Protege(CR)
C-Fundo Protege a Recolher(PC)

Ricardo, espero que voce, após sua pesquisa, Retifique ou Ratifique minha conclusão.

Editado por M Messias Santos em 20 de abril de 2009 às 09:06:32

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 08:57

Estou pesquisando ainda, geralmente as empresas que ví até hoje lança diretamente nas despesas, mas preciso tirar minhas conclusões pois também creio que a forma de contabilização proposta pelo Messias seja a correta já que se trata de um tributo.
Breve postarei minha conclusão. Mas agradeço muito aos amigos aqui do Fórum. Bom feriado!

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 16 junho 2009 | 15:38

Correta a colocação do M Messias, só tive dificuldade na provisão que é asim:
como o Protege é um benefício, tem uma redução da base de cálculo de 17 para 10%
credito outorgado 2 3 5 %
isso são bases para provisão do Protege.
Que é chato, é!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade