Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeAlguém pode me explicar como funciona e na contabilidade, a sua contabilização é feita diretamente na despesa?
Grato
respostas 6
acessos 10.414
Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeAlguém pode me explicar como funciona e na contabilidade, a sua contabilização é feita diretamente na despesa?
Grato
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadePresley
Sua dúvida é sobre ICMS ou Doações?
Se for sobre Doações qualifique a entidade Protege.
Editado por M Messias Santos em 17 de abril de 2009 às 07:37:34
Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeProtege é o Fundo de Proteção Social de Goiás. Um benéficio portanto.
Nessa página dá mais dicas:
http://www.sefaz.go.gov.br/pops/protege2.htm
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) ContabilidadeBoa tarde, R. Sousa
Convém aguardamos a manifestação de algum profissional de sua região. Em caso negativo, em momento oportuno tentarei examinar sua situação.
Apesar dos pesares nada o impede de imediatamente iniciar o estudo da matéria competente, inclusive o RICMS de seu estado e de antemão por aqui ir apresentando suas conclusões para que possamos analisar conjuntamente.
Saudações
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeRicardo
PROTEGE é um fundo criado pelo Governo de Goiás com o objetivo financiar os programas sociais do Estado.
O valor da contribuição está condicionado a 5% sobre os benefícios concedidos pelo Governo de Goiás as empresa.
Os benefícios concedidos são : isenção do ICMS, redução da base de cálculo do ICMS ou crédito outorgado de ICMS, de acordo com o art. 1º; § 3º; inc. I, II e III do Anexo IX do RCTE.
http://www.sefaz.go.gov.br/LTE/RCTE.htm
Como não deixa de ser uma Contribuição de Melhoria(tributo), chego a conclusão, salvo melhor juizo, que o lançamento na contabildade do contribuinte deve ser:
D-Fundo Protege(CR)
C-Fundo Protege a Recolher(PC)
Ricardo, espero que voce, após sua pesquisa, Retifique ou Ratifique minha conclusão.
Editado por M Messias Santos em 20 de abril de 2009 às 09:06:32
Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeEstou pesquisando ainda, geralmente as empresas que ví até hoje lança diretamente nas despesas, mas preciso tirar minhas conclusões pois também creio que a forma de contabilização proposta pelo Messias seja a correta já que se trata de um tributo.
Breve postarei minha conclusão. Mas agradeço muito aos amigos aqui do Fórum. Bom feriado!
Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeCorreta a colocação do M Messias, só tive dificuldade na provisão que é asim:
como o Protege é um benefício, tem uma redução da base de cálculo de 17 para 10%
credito outorgado 2 3 5 %
isso são bases para provisão do Protege.
Que é chato, é!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade