Suzana Paula
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ContabilidadeBoa Tarde,
Tenho a seguinte duvida:
Empresa para qual estou iniciando a contabilidade é uma clinica médica, porem estão implantando a abertura de um hospital no mesmo CNPJ.
Até o momento na contabilidade não existia contabilizado um estoque dos medicamentos - as compras era contabilizadas diretamente em despesas e na utilização desses produtos era agregado diretamente no valor do serviço médicos prestados.
Porem com a implantação do hospital tenho algumas dúvidas:
1) como faço para colocar um estoque inicial, se anteriormente não era reconhecido pela contabilidade como estoque?
2) se mesmo a empresa sendo uma prestadora de serviço - hospital, precisa ser contabilizado esse estoque? pois as notas fiscais de saída serão de prestação de serviço e não de venda - como faria a baixa desse estoque?
P.S.: Para a vigilância sanitária, existe um controle interno de estoque - porem a dificuldade esta em implantar para a contabilidade.
P.S.1: Fiz uma consulta com meu suporte o qual respondeu que se a empresa não possui inscrição estadual, não precisa fazer estoque, esta correto isso? ou sera que nesse caso preciso abrir uma inscrição estadual para a prestadora de serviço?
Alguém consegue me dar uma luz?
Agradeço desde já.