Robelyo
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeEu sempre lanço assim:
Entrada:
D - Compra mercadorias ou matéria prima (CR) lá no CUSTO
C - Fornecedor (PC)
Venda:
D - Cliente (AC)
C - Receitas (CR)
Na faculdade, a professora ensina pra turma, e já ví isso em algumas empresas, a fazer dessa maneira:
Vendas
D - Clientes
C - Estoque (AC)
Compras
D - Estoque (AC)
C - Fornecedores (PC)
Essa forma procede? Qual a base?
Na forma usual que eu faço, eu lanço o estoque pelo valor no final do periodo, apurado na Escrita Fiscal. Mas dessa forma, eu realmente não sei como funciona pois tenho certeza que, sem o lançamento das receitas de vendas, a empresa sempre vai dar prejuízo no fianl pois as receitas de juros recebidos, descontos etc, não será suficiente pra confrontar com as despesas.
Já levantei esse assunto antes aqui no Forum, mas a minha dúvida ainda permanece, eu continuo fazendo as minhas empresas da forma antiga. E não tenho dor de cabeça!