x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.529

Lançamento de fretes no estoque.

FELIPE

Felipe

Bronze DIVISÃO 3 , Estagiário(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 14:47

Boa tarde, estou precisando de uma ajuda para lançar esses valores ao custo das mercadorias. Vou dar um exemplo baixo para demonstrar.

Cliente compra 10 peças da MERCADORIA "A" ao valor de nota de R$ 1000,00 o valor unitário. Nessa transação ha 27,25% de impostos recuperáveis. No momento da chegada dessa mercadoria faço o seguinte lançamento nos estoques e fornecedores.

D - ESTOQUE PARA REVENDA - R$ 7275,00
D - IMPOSTO A RECUPERAR - R$ 2725,00

C - FORNECEDORES - R$ 10000,00

Logo que essa mercadora chega eu faço a venda dessas mercadorias.

C - VENDAS - R$ 25000,00
D - CLIENTES - R$ 25000,00

C - ESTOQUE - R$ 7275,00
D - CMV - R$ 7275,00

D- IMPOSTOS - R$ 6812,50
C - IMPOSTOS - R$ 6812,50

Minha duvida é, após efetuar a venda chega o conhecimento de transporte de R$ 1000,00 (R$ 100,00 de frete para cada item) referente a compra, dessa forma como lanço esses valores em estoque pois já nesse exemplo não há mais quantidades em estoques.

E caso ainda tivesse quantidade, alocaria todos o custo de transporte ao estoque? Ignoraria o custo médio das saídas e alteraria somente o estoque com saldo?

Obrigado Felipe.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 16:15

Boa tarde.

Os lançamentos estão corretos, mas me veio a cabeça o porquê das CTE chegar depois que a NF-e das mercadorias?

Normalmente se identifica e reconhece no estoque todo o custo envolvido no processo de compra, transporte, tributos não recuperáveis, estocagem e etc.

Pelos fatos expostos, provavelmente não serão atendidos os princípios contábeis da forma correta.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
FELIPE

Felipe

há 8 anos Quarta-Feira | 22 junho 2016 | 16:35

Pois é, não consegui compreender a logica do faturamento das CTE's. Só gostaria de saber se alguém ja passou pelo mesmo problema. Vou falar com fornecedor

Obrigado

FELIPE

Felipe

há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:46

Boa tarde!

Esclareci algumas questões com o cliente e identifiquei a real necessidade dele e gostaria de uma ajuda.

O exemplo que passei acima refere-se à compras de fornecedores internos e nesse processo não há despesas adicionais mesmo.

O meu problema é nas mercadorias oriundas de importações onde no momento da escrituração das notas e a entradas dos produtos em estoque os seus custos ainda não finalizaram.

A apuração do estoque é pelo custo médio e no momento da emissão da nota o sistema já faz a apuração dos custos correntes até o momento e lança esses valores no estoque de mercadorias. O meu problema é que geralmente as mercadorias são sob encomenda e logo que entra já é feita a vendas dessas mercadorias, dessa forma o CMV desses produtos é apurado sem essas despesas adicionais.

Como fazer esses lançamentos mesmo que não tenha estoque desses produtos fisicamente?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: