
Valquiria Rodrigues Candido
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Contabilidaderespostas 2
acessos 668
Valquiria Rodrigues Candido
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeLuan Júnior Romão
Bronze DIVISÃO 2Oi, Valquíria!
Não tenho certeza do assunto, mas tentarei te ajudar com o conhecimento que tenho.
Não vejo meios diretos de aumentar o capital social com o ajuste a valor justo. No entanto, no momento do reconhecimento do ajuste será gerada ou uma receita/despesa ou um ajuste de avaliação patrimonial, que depois, no momento da realização (venda, impairment, depreciação/amortização(depende da classe do ativo)), também será convertida em receita ou despesa. Com isso, após a apuração do lucro, ele pode ser reinvestido no capital com o devido aporte em R$.
Outro modo é o deemed cost (custo atribuído), mas que só pode ser utilizado uma vez. Se for um ajuste de investimento, por exemplo, o saldo vai direto para a conta lucros/prejuízos, não transitando pelo resultado. Após o fechamento do ciclo ele também pode ser reinvestido no capital pelo mesmo método acima.
Levei como base o CPC 39, 28 e 10 para te responder.
Espero que ajude!
Valquiria Rodrigues Candido
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeMuito obrigada Luan!
Esse assunto realmente é bem complicado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade