x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 888

Cálculo e Apropriação de Juros sobre Mútuo.

Vinicius Soares

Vinicius Soares

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 23 junho 2016 | 11:23

Bom dia caros colegas.

Estou com uma situação bem delicada, em uma empresa optante Simples Nacional que realizamos a escrituração contábil e composta por 2 sócios, um deles resolveu realizar um empréstimo de mútuo no valor de R$ 50 mil reais que devera ser pago em 60 parcelas, valor este que será utilizado para a compra de um veículo a ser utilizado pela empresa.

A questão é, qual a taxa mínima de Juros aplicável ?
Temos a obrigação de utilizar também a correção pelo índice do IGP-M?

No cálculo e apropriação das parcelas como será feito ?

Sem a aplicação dos Juros e correção temos a parcela de R$ 833,33, se considerarmos a aplicação de Juros de 12% ao ano (1% ao mês) e correção pelo IGP-M deverei aplicar 1% sobre cada parcela mais o IGPM do mês e informar o valor (que será atualizado todo mês de acordo com a taxa) antes do pagamento ?!

Alguém pode ajudar e eventualmente completar com as informações que eu possa ter esquecido ?


Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade