x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 685

Juros Sobre Duplicatas Apropriados e Não Pagos - Lucro Real

Adriano O Fonseca

Adriano o Fonseca

Iniciante DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Quarta-Feira | 29 junho 2016 | 10:07

Bom dia.

Estou com uma dúvida, que acredito para vocês é muito fácil resolvê-la.

Tenho uma situação em que a empresa tem vários títulos mercantis abertos ao longo do ano. Ela apropria na conta de Juros a Pagar a parcela calculada daquele mês e ao final do ano tem um saldo acumulado. O saldo permaneceu sem pagamento na virada do ano. Na sua apuração do lucro líquido informou como dedução este valor acumulado até então, porém não fez a adição na apuração do lucro real.

Minha dúvida é a seguinte: Uma vez que esses juros não foram pagos a empresa não deveria tê-los adicionado na apuração do seu Lucro Real?

Agradeço a gentileza.

Adriano Fonseca

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 8 anos Domingo | 3 julho 2016 | 18:45

Se o cálculo dos juros estão corretos conforme informados nas duplicatas a pagar, o lançamento como despesas está correto pois o regime é de competência e não de caixa.
Não fosse assim, nem as compras - não pagas- seriam dedutíveis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade