Marcus Marcelus Borin
Bronze DIVISÃO 2 , Coordenador(a) SistemasBoa tarde,
Sou novo no forum, tentei fazer diversas pesquisas na internet porém sem grandes avanços. Minha dúvida é:
Estou desenvolvendo uma funcionalidade no sistema onde será possível fazer a desmontagem de um produto via ordem de "produção", onde basicamente retiro um item do estoque e devolvo diversos itens ao estoque.
O famoso caso do frigorifico onde sai "gado" do estoque e entra diversas partes "picanha, maminha, contra" no estoque. A questão é como valorizar as partes/peças que entraram no estoque? Existe uma regra Contábil/Fiscal para isso? Alguma literatura?
Eu tenho algumas opções para serem feitas:
1) Gado sai a custo médio do estoque e Partes entram a custo médio do estoque.
2) Gado sai a custo médio do estoque e Partes entram por rateio do custo do Gado.
3) Gado sai a custo médio do estoque + MO / GGF e Partes entram por rateio do custo da Ordem de Desmontagem do Gado.
4) No caso de receber um Produto de um consumidor final ou de uma empresa que teve sua entrada baseado em uma NF de Compra ou Devolução e vou fazer a desmontagem desse produto, as partes devem entrar em uma das regras acima, ou devo utilizar o valor da Nota Fiscal para fazer o rateio para as partes.
Desde já agradeço a atenção,
Atenciosamente,
Marcus Borin.