x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.959

Serviço de contabilidade gratuito código de ética

Antônio Soares

Antônio Soares

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 6 julho 2016 | 12:42

Prezados,

Existe algum impedimento no Código de Ética de que a prestação de serviços seja a título gratuito? Em algumas profissões existe este impedimento, mas não encontrei no nosso código de ética.
No caso, estou prestando serviços a um familiar e no termo de transferência de responsabilidade técnica solicita que seja colocado o valor e anexado o contrato de prestação de serviços.Vocês sabem se o CRC vê algum impedimento em se fazer um contrato a título gratuito?

Muito obrigado pela atenção.

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 08:48

Antônio Soares,

Prezados,

Existe algum impedimento no Código de Ética de que a prestação de serviços seja a título gratuito? Em algumas profissões existe este impedimento, mas não encontrei no nosso código de ética.
No caso, estou prestando serviços a um familiar e no termo de transferência de responsabilidade técnica solicita que seja colocado o valor e anexado o contrato de prestação de serviços.Vocês sabem se o CRC vê algum impedimento em se fazer um contrato a título gratuito?

Muito obrigado pela atenção.

Se o contabilista cobrar valores menores que aqueles praticados por outros profissionais contábeis, no que se diz respeito a honorários contábeis para confecção de serviços, já causa estranheza e concorrência desleal, agora imagine não cobrar NADA.

É o fim da picada e começo de uma outra.

Infelizmente, muitos profissionais dessa área se prostituem por pequenos valores na tentativa de conseguir uma carteira de clientes, se esqueceram dos anos no banco de uma escola, do esforço e investimento na carreira, para no final prestar serviços a custo "0".

Meu ponto der vista, como militante e defensor dos preceitos contábeis, "O contabilista [seja técnico ou bacharel], jamais deveria coadunar para práticas que diminuem à classe contábil."

Na internet, infelizmente há um monte dessas coisas horrendas, camaradas que fazem contabilidade das empresas por R$ 1,99 - um verdadeiro absurdo, mas em fim... são as mazelas do novo século.

Não é porque determinada situação não está no código de ética ou nas NBCP que vamos praticar tais coisas.

Eis ai, o motivo da profissão contábil se tornar uma profissão nos dias atuais como que "desvalorizada".

Esse é meu entendimento.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Coordenador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 09:08

Concordo com o Sr. Claudio,

O problema que o conselho em questão não dispõe de regulamentar uma punição para tal fato e acaba deixando a mercê os demais, além de reduzir a cartela dos contadores honestos de serviços regulares, costumam até criticar a imagem do contador em questão.
Ontem participei de uma reunião com o presidente do CRC-ES o mesmo disse que infelizmente isso não afeta em nada, único jeito seria se o cliente em questão topar participar do processo de acusação contra o contador desleal, mesmo que não afete em nada o cliente é pouco provável algum aceitar.

Diante disto ficamos as cegas tendo que nos empenhar ao máximo para manter a clientela.

--

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador (setor público e privado)
Ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
Antônio Soares

Antônio Soares

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 09:09

Prezado,

Espero que não tenham se ofendido com a pergunta. Também concordo e rejeito as práticas de concorrência desleal.
Mas no caso não tenho intenção nenhuma de cobrar da empresa do meu pai. Se colocarmos na balança o que ele já fez por mim e a contabilidade que estou fazendo por ele, posso cobrar caro que ainda ficarei devendo.
Gostaria de saber apenas se terei que cobrar dele pro forma apenas, porque na prática não QUERO receber nada, ou se posso já fazer um contrato a título gratuito.

Agradecido.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 09:48

Antônio Soares,

Bom dia!

Entendo o seu caso mas, como sabiamente disse o nosso Moderador Claudio Rufino, não podemos desvalorizar a nossa classe.

O seu serviço tem um valor sim. Se você vai cobrar da EMPRESA do seu pai, é outra "istória".

Uma coisa é a gratidão e obrigação que você tem com o seu pai. Outra coisa é a EMPRESA dele.
Você até pode não receber (R$) da empresa dele mas, deve VALORIZAR o seu trabalho.

Assim sendo, faça o Contrato de Prestação de Serviços seu com a empresa do seu pai, bem como o Termo de Transferência de Responsabilidade Técnica, colocando o valor JUSTO para os seus serviços.
Depois, se não quiser receber o valor, faça uma doação, desconto, etc. para ele.

A empresa irá DEBITAR a despesa com o Honorário Contábil e CREDITAR a receita com este desconto (ou doação), não havendo nenhuma movimentação financeira nesta relação.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 15:48

Antônio Soares,

Entenda bem, nós contadores que prezamos pela qualidade da profissão contábil, não nos sentimos "Espero que não tenham se ofendido com a pergunta", ofendidos, mas sim olhando para frente, notamos que muitos colegas ainda estão na era paleolítica, porque ainda não foram polidos, muitos ainda vivem no mundo do escambo, trocando serviço contábil por favor ou agradecendo A ou B.

Como dizia Wilson, cada profissional precisa valorizar seu trabalho, não é porque A é meu tio ou B meu padrinho que irei prestar serviço gratuito ao mesmo.

É simples refletir, se ele fosse para outra escrita, não iria pagar? ora bolas, pelo menos é o que é certo.

Assuntos dessa natureza trazidos para o debate aqui no portal, nem deveria transitar por aqui, pois isso inflama um um monte de opiniões adversas e diversas.

Sendo assim, reflita e reflita mais ainda quando falarmos de honorários e afins.

Não veja essa postagem como diferente de apenas que esse que te escreve, tem um ponto de vista diferente e, como diz a lenda, cada um sabe o pai que tem e sabe onde o calo mais aperta.

Um abraço e fique em paz meu caro.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Patrícia Gonçalves

Patrícia Gonçalves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 17:12

Claudio Rufino, seu texto foi imediatamente apropriado.
Todos nós, contadores, sofremos com a "prostituição" contábil. Uma palavra feia que descreve exatamente o momento em que nosso mercado se encontra.
Manter a qualidade em meio a ofertas de 49,90 fica cada fez mais dificil, pois sabemos o quanto custa cada curso de atualização, cada material para apoio e por ai vai ..

Um alerta aos novatos no marcado é, nao se deixem levar pelo entusiasmo do dinheiro.
No começo tudo é muito, cada 200,00 a mais é comemorado como um salario minimo.

Não trabalhamos com tabelas (o que acho um absurdo!) entao devemos manter a ética e nao sair por ai oferecendo nossos serviços a preço de banana e, assim, prejudicando nossos colegas.

O reconhecimento vem com o tempo e voce sera reconhecido pelo que é, ou preço ou qualidade.

Patrícia Gonçalves
Perita-Contadora | Tributarista
instagram: paatgoncalves
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 17:38

Antônio Soares,

Coloque qualquer valor só para constar!

Como você disse que é a seu pai... eu tambem não cobraria, a não ser se a empresa for faturar muito, ai nada mais interessante que ele nos ajudar tambem! rs

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade