x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.094

Estrutura de Contas - Juros e Multa sobre Parcelamentos

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2 , Aprendiz
há 8 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 17:04

Boa tarde caros colegas,

Preciso abrir uma conta de JUROS E MULTA S/PARCELAMENTOS (REDUTORA DO PASSIVO) no Passivo Circulante e Não Circulante para

acompanhar a as contas de parcelamentos de impostos, pois tenho que provisionar os valores principal e Juros e Multa. Estou com dúvidas na estrutura

de balanço, eu tenho que colocar a conta de JUROS E MULTA logo abaixo dos parcelamentos? Qual a estrutura correta?

ZENAIDE ANDRIOLI BRANDÃO

Zenaide Andrioli Brandão

Prata DIVISÃO 2 , Não Informado
há 8 anos Sexta-Feira | 15 julho 2016 | 21:54

Não entendi o q vc quis dizer como redutora do passivo. Os juros e multas são acréscimos do passivo.

Veja, se vc tem um débito tributários e vai parcelá-lo, realmente é preciso reconhecer isso na contabilidade:

Os lançamentos mínimos seriam:

D- Despesas com tributos
D- tributo x 1.000,00
D- Despesas financeiras
D- juros sobre tributos x 250,00
D- Despesas
D- Multas (dedutíveis se de Mora) (indedutíveis se de oficio) 300,00

C- Passivo Circulante
C- Parcelamento de ....... a pagar 1.550,00

Thais

Thais

Prata DIVISÃO 2 , Aprendiz
há 8 anos Segunda-Feira | 18 julho 2016 | 09:21

Bom Dia Zenaide, ainda fiquei com dúvidas. Acho que eu não sobe me expressar corretamente.

Estou com dúvidas nos lançamentos contábeis referente a parcelamentos federal.

Exemplo: Pis a Recolher 100.000 (PC) – Parcelou e o valor a pagar ficou 150.000( principal + multa + juros)

100.000 PRINCIPAL
40.000 Multa
10.000 Juros

Como devo fazer os lançamentos na contabilizada? Como devo provisionar o principal, a multa e o juros? E como devo fazer para lançar o pagamento do Darf referente ao parcelamento?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade