x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 8.942

Contrato de exclusividade de vendas

SÉRGIO PAULO MOURA VIEIRA

Sérgio Paulo Moura Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 09:19

Prezados Senhores, trabalho num escritório de contabilidade e prestamos serviços a um Posto de Combustível (Lucro Real), que efetuou a seguinte transação comercial com seu fornecedor: "Contrato de Promessa de Compra com Exclusividade de Venda", que vem a ser o seguinte: a vendedora "X" que é a dona da bandeira e marca do posto efetuou um depósito em c/c bancária do mesmo. Este valor tem a finalidade de promover a revitalização da imagem do posto aos padrões da vendedora, instalação de tanques e finalização de possíveis obras para adequação do posto. Ou seja este valor foi destinado para a promoção e projeção da bandeira e marca da vendedora. Em troca deste incentivo a vendedora firma um contrato de exclusividade de compra que reza o seguinte: o posto tem que comprar um valor "X" mínimo em combustível e derivados de petróleo num prazo de 3 (três) anos que é a vigência deste contrato. Finalmente as minhas perguntas: Como será contabilizado este depósito? É necessário uma conta específica para ele? Este valor entra como receita? É tributado? Quais impostos? Como será a baixa? Desde já agradeço a atenção de todos. Esta comunicação entre profissionais amigos é de muita valia. Grande idéia. Obrigada a todos!!!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 17:04

Olá Cássia, boa tarde!
Posso tentar lhe ajudar pelo lado contábil e acho que vc deve postar a mesma pergunta lá na sala de Legislação Federal, para que possam te responder sobre impostos federais. Lá poderão te indicar melhor se é Receita ou não, se é como um investimento.
No lado contábil, eu daria essa entrada em uma conta de Reservas para Investimentos. Veja bem, não é para isso que está entrando, para obras, para adequação da empresa aos moldes da Bandeira? Então eu classificaria como "Reservas para Investimentos" e o dono do posto usaria esse dinheiro que está no banco para compra de materiais necessários para essa adequação e emitiria cheques, até esse valor zerar, entendeu?
Confirme se vai ser receita ou não e aí poderemos lhe ajudar melhor.
Espero opinião de outros colegas também... fiquei interessada nessa questão.
Até a próxima.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 09:20

Bom dia Gisele, agradeço imensamente seu esclarecimento. Quanto a sua sugestão em enviar minha mensagem à sala de Legislação Federal, vou aguardar mais um pouco, pois duplicar a mensagem em outras salas fere as regras do Fórum. vou aguardar nossos colegas da Legislação. Mesmo assim muito obrigada pela atenção. Bom trabalho.

há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 14:17

Olá Gisele Luiz, acaba de surgir um fato novo referente ao contrato. Na realidade este evento ocorreu com um cliente que possui 3 (três) postos de combustível, e a transação foi efetuada com todos eles, sendo que em um deles o dinheiro foi destinado também para a compra de um terreno, o próprio imóvel em que foi instalado o posto. Poderemos utilizar o mesmo critério de contabilização do exemplo anterior? Imobilizamos este imóvel como sede do posto? Como fica a baixa da conta de Reservas de Investimentos? Fico no aguardo de uma resposta e desde já agradeço. Até mais.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 17:09

Olá Cássia,

Eu estou fazendo os lançamentos aqui num papel, assim que encontrar um jeito volto a postar... Até...

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

há 16 anos Segunda-Feira | 4 maio 2009 | 12:00

Bom dia a todos!!! Como mencionei na minha primeira pergunta, esse valor do depósito também será destinado à compra de bens como tanques, bombas e demais instalações para o posto. Como fica a contabilização destes bens? pois são equipamentos devendo constar no ativo imobilizado. Neste caso destes bens tangíveis é possível considerar a depreciação acelerada para poder baixar a despesa com deprecição da conta de "Reservas para Invenstimentos"? Mas mesmo assim ainda fica a questão do terreno que não podemos depreciar. Não sei como definir esta questão. Fico no aguardo de uma ajuda. Até mais. Bom trabalho a todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade