x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 862

Escrituração

Nadire

Nadire

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 28 abril 2009 | 10:22

Duvidas:
1) na empresa que trabalho, (fazenda de criação de camarão) utilizamos muitos recibos simples, aqueles comprados nas papelarias, para formalizar alguns pagamentos que não tem nota fiscal, tais como serviços pretados de um eletricista, de um mecanico, diarias, etc. ou compra de uma carrada de pedras, compra de alimentos direto do agricultor, ..., então preenchemos o recibo (recebi da xxx, a quantia de xxx, ref. xxx) e pegamos a assinatura do fornecedor, posso então utilizar estes recibos na minha contabilidade, ou eles não são considerados pela receita federal?

2) na escrituração do livro fiscal de entradas, é para registrar as notas fiscais de consumidor, cupons fiscais, notas fiscais de serviços?

Editado por Eridan Marinho Vieira em 28 de abril de 2009 às 11:29:05

Nadire

Nadire

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 12:38

Obg Alexandre pela resposta, mais então se não valem o que devo fazer para formalizar tais pagamentos. e quanto a minha pergunta, tem alguma observação....

Alexander Pereira

Alexander Pereira

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 29 abril 2009 | 13:03

Boa tarde, Eridan ... para formalizar esse tipo de pagamento e dar entrada na contabilidade, você deve primeiramente perguntar se a pessoa é autônoma efetuando o pagamento a ela mediante recibo e descontando o inss e o ir na fonte devido. Agora, se for pessoa jurídica peça a ela a nota fiscal de serviços.

2) O livro de entradas serve exclusivamente para a empresa registrar todas as notas fiscais referente a entrada de mercadorias no estabelecimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade