Lydia Cristina
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde,
uma empresa de serviços funerários quando compra urnas e caixões como deve ser contabilizados? qual o procedimento correto? isto vem a ser um material p/ prestação de serviços ou um estoque?
respostas 15
acessos 17.899
Lydia Cristina
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa tarde,
uma empresa de serviços funerários quando compra urnas e caixões como deve ser contabilizados? qual o procedimento correto? isto vem a ser um material p/ prestação de serviços ou um estoque?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Lydia
A prestação de serviços está caracterizada no transporte, funeral, colocação de adornos próprios no local do velório e etc.
A revenda de urnas e caixões é atividade comercial, logo aS entradas E saídas devem ser contabilizadas (respectivamente) a débito e a crédito da conta de "Estoques" no Ativo Circulante.
...
Irle
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde,
Saulo não entendi bem o seu exemplo. Eu estava fazendo assim, ver se você concorda. Entradas D-Estoque C- Fornecedor. Saídas D- Caixa C- Receitas.
Agora quando o cliente seu plano funerario, um valor mensal, como lanço esse valor?
Grata.
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeIrle Maria Lopes dos Santos
Seja bem vinda ao forum.
Voce se digiriu diretamente ao Saulo, por uma questão de ética, eu poderia não responder.Vou tentar esclarecer porque sei que este companheiro forense é uma distinção em pessoa e não irá ficar magoado por tal atitude minha. Mas convem que voce não faça perguntas especificamente a um membro do forum, porque se o mesmo não poder te ajudar voce poderá ficar sem resposta.
Vamos supor que a urna seja comprada por R$ 1.000,00 e Vendida por R$ 1.500,00. A contabilização ficaria assim:
Pela NF de Compra
D-Estoque de Urnas(AC)
C-Fornecedor a Pagar(PC).........1.000,00
Pela Venda da Urna
1) Pelo preço de Venda
D-Banco, Caixa ou contas a Receber(AC)
C-Vendas de Urnas(CR).............................1.500,00
2) Pelo preço de custo-baixa do estoque
D-Custo Produtos Vendidos(CR)
C-Estoque de Urnas.....................................1.000,00
Pelo Pagamento ao Fornecedor
D-Fornecedor a Pagar(PC)
C-Banco ou Caixa(AC)...................................1.000,00
Quando vende-se um plano de benefício, seja qual for, adquire-se um Bem,pelos recebimentos das mensalidades e ao mesmo tempo gera-se uma obrigação (Obrigação esta que será a cumprida com entrega da urna posteriormente). Portanto está mensalidades, na minha concepção, devem ficar registradas no Passivo Circulante até que a urna seja entregue.
Como nem todas concepções estão corretas esperamos que outros colegas do forum retifique ou ratifique à assertiva acima.
Editado por M Messias Santos em 4 de setembro de 2009 às 06:18:51
Irle
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Obrigada pela atenção, porém ainda restou uma dúvida, nesse caso do pagamento do plano (urna, todo o serviço funerário) isso não deveria ser lançado em uma receita de serviço?
M Messias Santos
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeIrle Maria Lopes dos Santos
Editado por M Messias Santos em 4 de setembro de 2009 às 13:10:14
Irineu Luiz Merisio
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Irle Maria Lopes dos Santos
Prezada,
Quando voce recebe antecipadamente por um bem ou serviço, que não foi entregue/faturado ou o serviço prestado, voce tem um adiantamento de cliente.
O lançamento eu faria assim:
No recebimento do plano (urna + serviços)
D> Caixa ou Banco (AC)
C> Adiantamento de Clientes (PC) Ex. R$ 1.000,00
Na Venda ou Prestação do Serviço (Compensação do adiantamento)
D> Adiantamento de clientes (PC) - R$ 1.000,00
C> Venda de Mercadoria (Receita) - R$ 800,00
C> Serviços Prestados (Receita) - R$ 200,00
Irineu Luiz Merisio
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Irle Maria Lopes dos Santos,
mais um detalhe:
já que esta operação é corriqueira no seu ramo de negócio, abra um grupo de contas dentro do PC, com a nomenclatura "adiantamentos de clientes", e nas contas analíticas, abra uma conta para cada cliente.
Ai vc pode visualizar no balancete ou no razão o que voce recebeu de adiantamento e o que foi faturado (produto/serviços)
sds
Irle
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Prezados colegas a nota fiscal quando ocorrer a entrega da urna e serviços funerários será NF1 ou de serviços?
Agradeço a atenção de todos .
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Irle,
Para acobertar as mercadorias, Nota Fiscal de Venda de Mercadorias,
Para os serviços, Nota Fiscal de Serviços, ou
Nota Fiscal conjugada, para ambos.
...
Rita de Cassia Calixto
Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
[Para acobertar as mercadorias, Nota Fiscal de Venda de Mercadorias,
Para os serviços, Nota Fiscal de Serviços, ou
Nota Fiscal conjugada, para ambos]
nesse caso acima, que vou comprar as urnas e prestar os serviços funerários tenho que usar dois CNAE ?
Rodrigo Marchetto
Bronze DIVISÃO 4 , Não InformadoOlá, o Sr. Saulo, respondeu acima que:
Quando enfetuar a venda de mercadoria, mesmo sem incidência do ICMS conforme LC 116/2003, emita a NF A1 ou A2 (conjugada).
Para os serviços, nota fiscal de serviços.
Aqui na minha cidade as funerárias teimam que não precisam emitir nf de venda da mercadoria e sim, somente de serviço descrevendo que houve um serviço completo, bom, não entendo desta forma, concordo com o Sr. Saulo.
Aproveitando o tópico antes aberto, alguém conformar qual o certo a se fazer?
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Rodrigo Marchetto.
Para uma melhor interação do assunto em epígrafe, queira repetir o mesmo na sala de Legislação estadual/municipal, por favor?
Pois inadivertidamente em outras ocasições(ACIMA) participantes confundiram os assuntos tendo em vista que esse post era sobre "Contabilização de Funerária" e não como emitir nota fiscal.
Sds.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Rita de Cassia Calixto.
Para uma melhor interação do assunto em epígrafe, queira repetir o mesmo na sala de Legislação estadual/municipal, por favor?
Pois inadivertidamente em outras ocasições(ACIMA) participantes confundiram os assuntos tendo em vista que esse post era sobre "Contabilização de Funerária" e não como emitir nota fiscal.
Sds.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Com créditos ao colega Aldemir Nascimento Silva, estamos anexando a este post modelo sugerido para contabilização da operação tema desse post.
Sds.
Rita de Cassia Calixto
Prata DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeObrigada, pelo Post contabilização de funerárias, já me ajudou bastante!
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade