x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 748

Retirada de lucro para sócios

odair de sousa pontes

Odair de Sousa Pontes

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:58

Bom dia caros colegas!

estou com uma duvida referente a distribuição de lucros para sócios, no mês de janeiro de 2015 foram efetuado duas transferências bancárias sendo que uma foi no valor de 15.000,00 e outra no valor de 10.000,00 para ambos os sócios, a porcentagem de participação de ambos sócios é de 50% do capital investido, queria saber como posso distribuir esse valor sabendo que somando essas suas transações soma 25.000,00 e se jogar a porcentagem de participação de 50% dar 12.500,00 para cada sócio. mais eles querem que o valor que foi transferido ou seja (15.000,00 e 10.000,00) seja declarada em declaração do IR, gostaria que me ajudasse nessa questão pois não encontrei respostas para minha dúvida.

THIAGO SANTOS DE ANDRADE

Thiago Santos de Andrade

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 16:57

Boa tarde Odair, tudo blz? Deixe-me ver se entendi seu problema.

Essa empresa em questão tem dois sócios igualitários em percentual de capital e foram feitos dois depósitos como pagamento de distribuição de lucros. O que não ficou claro foi: foram 15000 para um sócio e 10000 para o outro? ou 12500 para cada sócio, somando os dois depósitos?

Em ambos os casos o que posso te adiantar é que na Declaração de Ajuste Anual, insira a informação referente o valor qual seja ele, no campo 05 - Lucros e dividendos recebidos pelo titular e pelos dependentes. Cabe lembrar que este valor não interfere no cálculo do imposto de renda, ou seja, você não paga imposto em cima do valor informado.

att.

Thiago

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade