Letícia Barcelos
Iniciante DIVISÃO 3 , Auditor(a)Bom Dia!!
Estou auditando uma empresa, onde a mesma contabilizou apolices de seguro na conta de edificações, no ativo imobilizado. O contador da empresa me informou que contabilizou nesta conta porque considera que faz parte do custo da obra. Para melhor entendimento: a empresa está em fase de pré operação, a mesma levará em torno de 2 à 3 anos nesta fase, pois é uma PCH, logo, demora até o término das obras, porém a mesma já mantém corretamente sua contabilidade, levando em consideração que o BNDES Exige parecer de auditoria para fazer os empréstimos.
A apólice é de Riscos de Engenharia, onde o Objeto segurado é a própria Obra bem como as instalações. Sendo esta apólice neste formato uma exigência do BNDES.
Ao ler a NBC T 19.1 que trata sobre imobilizado, não encontrei respaldo para contabilização do seguro na conta do ativo imobilizado. Então esta é minha dúvida: posso manter no ativo imobilizado na conta de edificações e considerar que está apólice é um custo da obra, ou devo reclassificar para despesas antecipadas como é a forma correta da contabilzação dos seguros?
No Aguardo,
Letícia Barcelos