x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.488

Contabilização de impostos não recolhidos

SUELI GOMES

Sueli Gomes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 12 maio 2009 | 16:39

Amigos,

Tenho um cliente cujo CSLL 2008 não foi recolhido. Por ocasião do encerramento do exercício tenho que debitar a conta de resultado e creditar CSLL a recolher (Passivo)?
Obrigada.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 12 maio 2009 | 18:38

Boa noite, Sueli

Considerando que você não informou o regime de tributação da empresa e nem o porquê do tributo não ter sido recolhido, fica difícil redigir uma resposta satisfatória.

Estamos no aguardo.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 15:54

Boa tarde, Sueli

Por ocasião do encerramento do exercício tenho que debitar a conta de resultado e creditar CSLL a recolher (Passivo)?

De acordo com os Princípios Fundamentais de Contabilidade especificamente o de competência:

"Art. 9º - As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento." (grifos meus)
Fonte: sítio do CRC/SP, cujo link está indicado logo acima

Deste modo, visto que contabilmente as obrigações tributárias devem ser reconhecidas proporcionalmente ao tempo, isto é, dentro do próprio período de apuração, uma empresa tributada pelo lucro presumido ao registrar isto no passivo certamente deve usar como contrapartida as contas de resultado:

D) Despesas com IRPJ (CR)
C) IRPJ a Pagar (PC)

Visto que o contribuinte ainda não saldou este compromisso, ele continuará no Passivo Circulante até seu pagamento, quando então novamente será necessário recorrer às contas de resultado:

D) IRPJ a Pagar (PC)
D) Despesas com Encargos Moratórios (juros e multas) (CR)
C) Caixa ou Bancos (AC)

No caso de suas dúvidas persistirem, volte a perguntar.

Saudações

Notas:
1) As contas citadas são fictícias e meramente ilustrativas, pois o plano de contas próprio da empresa deve ser seguido e eventualmente ajustado se necessário for.
2) O reconhecimento de obrigações tributárias com IRPJ, Adicional e CSLL é contabilizado quando do encerramento de exercício pelas empresas optantes pelo Lucro Real. Este exemplo que passei é aplícável às empresas tributadas pelo Lucro Presumido e com base em períodos de apuração
3) A resposta foi generalizada porque não está informada a data do evento

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 13 maio 2009 | 16:18

Sueli

Voce não especificou se a provisão para CSLL tinha sido feita e, se o balanço de 2008 já se encontra encerrado. Por este motivo é que eu vou fazer um adendo a resposta do Ricardo.

Se a provisão da CSLL não foi contabilizada, isto siginifica que o Lucro ficou a maior, justamento pelo valor da CSLL. Faça:

D-Lucro Acumulado ou Reserva de Lucro(PL)..enfim onde vc contabilizou o Lucro
C-Provisâo p/ CSLL(PC)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
SUELI GOMES

Sueli Gomes

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 15:42

Ricardo, muitíssimo obrigada!

Messias,

A provisão foi feita corretamente, mas o balanço ainda não foi encerrado.

Muitíssimo obrigada também!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade