x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.274

Registro contabil

Deusa Alvs

Deusa Alvs

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 18:01

Boa Tarde !!

a empresa onde trabalho é investidora (socia) de uma outra que tem um outro contador.
Minha empresa fez um aumento de capital (novas quotas ) atraves de transferencia de bens do seu ativo imobilizado. Essa alteraçao da empresa investida foi datada e assinada pelos socios (um deles é a empresaque trabalho) no dia 24/12/08, porem, so foi registrada na Junta Comercial no dia 18/02/09.Eu fiz o registro contabil em 18/02/09, o contador da empresa invesida fez em dezembro gostaria de saber se o CFC ou IBRACON tem alguma norma ou resoluçao que trate desse assunto.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 15 maio 2009 | 06:17

Deusa

Tentando resumir sua exposição:

-Atraves da cessão de ativos Imobilizados, sua empresa aumentou a participação em outra empresa;

-A outra empresa usou os ativos imobilizaveis para aumentar
o capital social.

O que deveria ter sido feito:

Em sua empresa
-Um contrato com a outra empresa especificando a operação;
-Com este contrato emitir a Nota Fiscal sem destaque de ICMS cedendo os bens para a outra empresa. Citando no corpo da NF o art do RICMS que permite fazer esta operação sem destaque do tributo. Acho que no seu estado é inciso XI do art. 6º do RICMS.

-Na data de saida dos bens, contida na nota fiscal, e com cópia do contrato particular entre as duas empresas
D-Participação Societária(I)
C-Imobilizado

Na outra empresa
Pelo recebimento da nota fiscal com o imobilizado
D-Imobilizado
C-Recursos p/aumento Capital Social(conta transitória)

Pela alteração do contrato social registrado na junta comercial
D-Recursos p/aumento Capital Social(conta transitória
C-Capital Social

Na sua empresa não houve alteração no total do ativo.
Na outra empresa houve um aumento do ativo e do PL.

Editado por M Messias Santos em 15 de maio de 2009 às 06:33:47

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Arísio

Arísio

Bronze DIVISÃO 5 , Não Informado
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 01:22

Você também deveria ter contabilizado em 24/12/08 - assim como ocorreu comm outro colega, não e´pelo fato de ter sido registrado apenas em 18/02/09.
Agora se você teve acesso a devida documentação apenas em 18/02/09 e na data retroativa já estava fechada,você não tinha outra saída a não se3r fazer como fez...
E quanto a contabilização o M.Messias já falou tudo.............

Acho que é só...............

Editado por Arísio em 18 de maio de 2009 às 01:22:38

....A humildade é essencial para um excelente aprendizado...pois é vivendo e aprendendo..
Deusa Alvs

Deusa Alvs

Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 16:08

Obrigada Messias, mas as NF nem foram emitidas, existe apenas uma ata de reuniao queestabeleceu a transferencia dos veiclos pelo valor residual

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade