x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.385

Movimento Bancario

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 18 maio 2009 | 09:13

Bom dia!

Caros colegas, alguém poderia me dizer se há uma norma legal que diz qua as entidades sem fins lucrativos devem ter a sua movimentação fianceira através da conta bancária?

Ligeiramente tenho impressão que li em algum lugar alguma coisa sobre isso mas nada encontrei no meu material de pesuisa.

Sei que os partidos politicos são obrigados pela lei eleitoral. Quanto a outras entidades não sei.

Ficarei mui grato pela ajuda.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 20 maio 2009 | 07:56

No link abaixo, o Ricardo,com propriedade mostra o risco de se ter dinheiro em caixa. E polidamento mostra o comodismo de quem faz a contabilidade, com determinadas situações impostas pelos clientes.

Luciano expressa seu ponto de vista sobre o uso da conta caixa.

Infelizmente a Conta Caixa é usada pelos maus administradores das Pessoas Juridicas, com a finalidade de usufluir ilegalmente dos recursos financeiros destas entidades.

Determinados contabilistas, por comodismo, colabora com está situação quando aceita contabilizar, por exemplo, um cheque sem documento comprobatório anexo, a débito de caixa e a credito de banco.

Existe um artigo publicado pelo Mestre Antonio Lopes de Sá, onde ele demonstra o uso inadequado da conta caixa.

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=20727

Editado por M Messias Santos em 20 de maio de 2009 às 13:19:49

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Tiago Pavão

Tiago Pavão

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 20 maio 2009 | 13:05

Não sei se há alguma norma legal, mas sempre orientamos as Entidades sem fins lucrativos a movimentar tudo pelo banco até proque geralmente deve-se prestar contas pois estas entidades recebem dinheiro de Subvenção, etc... No entanto é bem mais confiável e facilita até mesmo pro contador a contabilizar os documentos através das cópias de cheque e sua respectiva NF ou Recibo que comprove a movimentação.

=============================
CONTMAX - Contabilidade & Consultoria
E-mail.: [email protected]
Cel.: (18) 99715-7364
Skype.: tiago_pavao
https://www.redecontmax.com.br
=============================
GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 20 maio 2009 | 18:16

Elias, não há previsão legal, o que há é que as entidades precisam encerrar seus Balanços Patrimoniais anualmente e demonstrar o balanço na DIPJ, isso feito de acordo com documentos hábeis, ou seja, comprovantes do recebimento das contribuições e das despesas pagas.
Mas existem entidades que recebem dinheiro de Subvenção como disse o Tiago e precisam prestar contas dos gastos e ter conta corrente bancária específica para esta movimentação.
Por isso a entidade que tem sua movimentação documentada e movimentação financeira através de conta corrente possuem maior credibilidade perante o fisco e a sociedade como um todo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade