x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.917

Registro de Livros no Junta Comercial

Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2016 | 10:23

Bom dia

Ressalto que usei a busca, porém não obtive o resultado desejado

Prezados, há uma empresa que o ultimo livro registrado na Junta Comercial foi do ano de 2001 , de lá ate aqui , ele já trocou de contadores inúmeras vezes, ocorrendo o fato de que não foi registrado nenhum livro desde então .
Então a pergunta é o seguinte caros colegas, Fui registrar o livro de 2015 , porem não havia como , por causa da sequencia que deve ser respeitada , mas nesse caso, onde não há documentações de livros anteriores , como devo proceder p/ conseguir registrar o livro de 2015 ?

'' Sim , provisionei o ultimo mes de 2014, com base nas informações passadas pelo cliente , de caixa, estoque, banco c/ movimento , impostos , salarios etc... e fiz o ano de 2015 normalmente ( BAITA TRABALHO, DIGA - SE DE PASSAGEM )''

Att,

Marcos Braga

" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''
MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 08:33

Marcos,

Para fins de registro na Junta os Livros Diário deverão ter uma sequência numérica e períodos distintos. Para a Junta, não interessa se o último livro foi em 2001 e era por exemplo o número 5, o que importa é que o próximo seja o número 6 e de período diferente de 2001.
Desta forma, acredito que você deverá colocar o livro de 2015 com a numeração sequencial posterior ao de 2001.

Marcos Martins

Marcos Martins

há 8 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 15:42

Mario V. Dias , então se o primeiro livro de 2001 foi o Numero 5 , então não haverá problema do livro de 2015 ser o numero 6 ?

Att,

Marcos Braga

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 16:38

Boa tarde Marcos!

A empresa apesar de ter trocado diversas vezes de contador, não teve contabilidade nesse intervalo de 2001 até 2015?

Eu imagino que deva ter tido contabilidade sim. O que acontece e aí acho melhor você se dirigir na Junta Comercial, para orientação de como proceder, já que de 2002 até 2010 estão PRESCRITAS as obrigações FEDERAIS, ESTADUAIS e MUNICIPAIS -> mas tenho que ressalvar que a Guarda de Documentos do Depto. Pessoal tem prazos de até 20 anos para a guarda....e isso poderia ser solicitado numa demanda.....

Melhor você se prevenir do que remediar....

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Marcos Martins

Marcos Martins

há 8 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 16:48

Realmente ele não tinha contabilidade nesta época.
Realmente o cliente passou por vários contadores , alguns ainda tem documentação dele , porem ele não os encontra, e nossa contabilidade correu atras durante 6 meses e não deu resultado .
Complicado a situação e nossa contabilidade tem o costumo de registrar tudo de maneira correta, então estou com essa duvida .

Att,

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade