FÓRUM CONTÁBEIS
CONTABILIDADE
respostas 5
acessos 1.518
Lançamentos contábeis - Exercícios posteriores
Marcelo de Paula
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 14:35
Boa tarde, pessoal!
Adquiri uma maquina e estou apropriando o crédito de ICMS (1/48 avos).
Agora preciso lançar o valor correspondente ao ano no curto prazo e o restante no longo. Pregunto-lhes:
Contabilmente, teria algum problema se fizesse os lançamento do longo prazo para os próximos 4 anos ( na proporção 1/48)?
Obrigado!
Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Atua diretamente com 2º e 3º setor
Viçosa - MG
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 setembro 2016 | 19:43
Adquiri uma maquina e estou apropriando o crédito de ICMS (1/48 avos).
OK
Agora preciso lançar o valor correspondente ao ano no curto prazo e o restante no longo. Pregunto-lhes:
Contabilmente, teria algum problema se fizesse os lançamento do longo prazo para os próximos 4 anos ( na proporção 1/48)?
Se entendi sua dúvida, a contabilização é sim obrigatória. vc precisa abrir subcontas "ICMS sobre ativos a recuperar" tanto no circulante pelos 12/48 avos e o restante 36/48 no realizável a longo prazo. No final do ano vc transfere desta última para o circulante os 12 meses seguintes.
Marcelo de Paula
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 08:27
Salvador:
Fazemos da forma como informou: Lançamos o valor relativo ao curto e longo prazo e, no final do ano, tiramos 12/48 do longo e passamos para o curto. Minha dívida é porque anualmente temos que fazer tal controle (próximos 4 anos), algo que demanda tempo e controle.
Minha preocupação é de como controlar os valores nos próximos 4 anos, Já que fazemos anualmente a transferência do longo para o curto prazo. Pensei que talvez teria outra forma de fazer, sem ter que, a cada fechamento de exercício, fazer os lançamentos.
Obrigado!
Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Viçosa - MG
Salvador Cândido Brandão
Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 10:20
Veja, que para fazer o crédito vc precisa controla-lo no CIAP. No final do ano o sistema fornece para vc os saldos dos meses seguintes.
Felipe Sarmento Rosemberg
Prata DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 10:32
Marcelo de Paula, bom dia. Tudo bem?
O correto é "trazer" para curto prazo 1/48 mensalmente e não anualmente.
Att.
Felipe R.
"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Marcelo de Paula
há 8 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 13:47
Obrigado, pessoal!
Fiquei na dúvida porque o nosso sistema não contempla algumas funçoes, por isso somos obrigados a fazer o controle das contabilizações manualmente.
Daí, todo mês de janeiro somos obrigados a providenciar os lançamentos do 1/48 (12/48) manualmente na contabilidade, já que os sistema não controla tais contabilizações.
Por isso, pensei em fazer todos os lançamentos para os próximos exercícios, isentando-me de tais controles nos próximos anos.
Obrigado pela ajuda!
Marcelo De Paula
Área Contábil e Fiscal
Viçosa - MG