x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 18.279

Como contabilizar Leasing Financeiro

Graci Carvalho

Graci Carvalho

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 11:46

Olá pessoal!

Gostaria de confirmar se esta correto referente a um leasing financeiro (24 parcelas), por exemplo para aquisição de imobilizado, a seguinte contabilização:

Provisão do Contrato:

D - Imobilizado (Ativo Imobilizado)
D - (-) Encargos de Leasing a Apropriar (Passivo Circulante) *conta redutora no grupo leasing
C - Leasing a pagar - Curto Prazo - (Passivo Circulante) - as primeiras 12 parcelas
C - Leasing a pagar - Longo Prazo - (Passivo Não Circulante) - após a 12 parcela

Pagamento do Contrato:

D - Leasing a pagar - Curto Prazo - (Passivo Circulante)
C - Banco Conta Movimento (Ativo Circulante)

OBS.: Lembrar sempre de transferir a cada pagamento, uma parcela do LP (Longo Prazo) para o CP (Curto Prazo).

Apropriação dos Juros:

D - Despesas Financeiras com Leasing
C - (-) Encargos de Leasing a Apropriar (Passivo Circulante) *conta redutora no grupo leasing

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 11:52

Bom dia Graci,

Está correto o exemplo. Lembre de detalhar bem o histórico no momento da aquisição, juntamente em posse da cópia do contrato de leasing.

Bom trabalho!

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
KARLA MONTEIRO

Karla Monteiro

Bronze DIVISÃO 5 , Controller
há 8 anos Domingo | 9 abril 2017 | 18:07

Boa tarde, tenho uma casa que será o objeto de uma transação, qual o prazo que posso colocar neste contrato e ficar dentro da lei.
Na verdade eu firmei de boca o pra de 120 meses. mas nao fechei nada ainda. Estou estudando.

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 11:46

Bom dia Karla,

Antes de tudo você precisa firmar essa transação através de contrato. Após isso, vemos as possibilidades para os fatos que ocorreram antes da assinatura do contrato.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Wagner Luiz de Oliveira

Wagner Luiz de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 5 julho 2017 | 12:57

Boa tarde,

Por gentileza, alguém poderia me explicar o lançamento de Leasing Financeiro? Seria o seguinte:

A empresa elaborou contrato de Leasing financeiro em abril onde a parcela 1 vence em maio e as demais mensalmente para locar máquinas com opção de compra com as seguintes condições: Valor a vista do bem R$ 100.000 e valor residual a ser pago na última parcela de R$ 20.915,23 com juros de 6% am.
O valor residual do bem alugado é de R$ 20.000 ao final de sua vida útil que está estimado em 10 anos. O valor do bem ao final de 10 meses (encerramento do contrato) é de R$ 60.000 onde indica a compra do bem através do pagamento do valor residual.

Agradeço a ajuda!

Wagner

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade