Boa tarde Leandro Azevedo!
Meu cliente fez a locação de um veiculo por 2 anos. Eu devo incorporar esse bem no meu ativo, o mesmo sofrera
depreciação???
Serão contabilizados na conta Ativo Imobilizado da empresa, na sub conta Veículos, todos os veículos
de propriedade da empresa, utilizados pelo pessoal do departamento administrativo, de vendas, ou de transporte.
Como a empresa está simplesmente locando um bem móvel de uma outra empresa, ela deverá efetuar o lançamento especificando que este bem em poder da empresa é de propriedade de terceitos.
Exemplo:
D - Ativo Imobilizado de Propriedade de Terceiros (AC)
C - Fornecedores à Pagar (PC)
Neste caso, a depreciação será feita pela empresa proprietária do veículo, e não por sua empresa.
Sua empresa apenas irá ter a despesa com o pagamento do aluguel do veículo.
Como seria a contabilização dessa locação, uma vez que o seu vencimento é no dia 1 de cada mes
Isto dependerá da forma do pagamento contratado, ou seja, o pagamento é antecipado ou postecipado.
Melhor dizendo, dia primeiro, você paga o aluguel referente o mês passado (que já usou o veículo) ou do mês que vai vencer (irá usar o veículo).
Se for
pagamento postecipado, os lançamentos serão:
Digamos que a empresa usou o carro em 04/2009 e pagou o aluguel no dia 01/05/2009:
Pelo reconhecimento da despesa no mês 04/2009:D - Despesa com alugueis (CR)
C - Fornecedores à pagar (PC)
Pelo pagamento do aluguel no dia 01/05/2009:D - Fornecedores à pagar (PC)
C - Caixa ou Bancos conta com movimentação (AC)
Agora, se for com
pagamento antecipado, não precisa fazer o reconhecimento da despesa, já que o pagamento e o "fato gerador" será no mesmo mês/período. Desta forma, os lançamentos serão:
D - Despesa com alugueis (CR)
C - Caixa ou Bancos conta com movimentação (AC)
Nota:AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado