x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.875

Duvida sobre Conta Corrente / Contabilidade

DANIEL

Daniel

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 8 anos Sábado | 1 outubro 2016 | 00:01

Caros

Estou abrindo esse tópico pois tenho travado uma batalha com meu contador atual sobre o assunto a seguir - dessa forma gostaria de saber a opinião de vocês - outros profissionais.

Hoje eu tenho 2 empresas abertas - explico> uma se encaixa no perfil do simples, a outra não. Apesar de serem ramos complementares. (ambas são empresas de serviço - não operamos com qq tipo de material, apenas servico)

a mais velha - que não é simples - possui uma conta bancaria jurídica - com quase 20 anos de relacionamento com o banco onde a empresa tem alguns benefícios extras - como um limite "ilimitado" - a gente não tem muita dificuldade em pedir um extra qdo necessário - cartão de credito tb com um limite alto, etc..

a mais nova - via simples - nos temos uma conta menor, já fizemos de tudo - mas por alguma politica do banco não temos nem de perto os mesmos benefícios q a outra conta tem. por exemplo - nos so conseguimos 1 cartão de credito - com uma bandeira. a outra bandeira não conseguimos aprovação. nosso limite de conta corrente tb é reduzidíssimo - pra não dizer - ridículo (o limite é 10% do meu limite pessoal de PF) - mas isso é uma politica do banco - enfim.. já tentamos de tudo.

BOM - VAMOS AO PROBLEMA CONTABIL:

Depois que abri a empresa no SIMPLES - 90% dos trabalhos que antes emitia na empresa convencional - passei a emitir no SIMPLES. Isso reduziu o faturamento da empresa mais velha.

E essa redução tem sido gradativa - pq de certa forma acabamos sempre dando um jeito de encaixar todos os serviços dentro do portfolio da empresa SIMPLES.

ate que no ANO PASSADO - nosso faturamento na empresa velha FOI ZERO.

O Contador nos disse que NÃO PODERIAMOS MAIS TER UMA CONTA BANCARIA - caso nosso faturamento permanecesse ZERO.

Mas teriocamente nos ainda temos dinheiro na conta - e por ser a empresa MAIS VELHA - TODOS OS NOSSOS CONTRATOS estão no nome dela..

ou seja - aluguel, luz, agua, telefone, internet.. etc..

Hoje praticamente RECEBEMOS 100% pela empresa nova e PAGAMOS AS CONTAS pela empresa velha. (isso apenas pq as contas estão no nome da velha - eventualmente as contas novas pagamos pela nova)

Mas o meu problema não é esse - é que o contador EXIGE QUE NOS CANCELEMOS A CONTA BANCARIA.. o que pra nos é um problema técnico - pois não queremos abrir mao dos BENEFICIOS que temos na conta velha.

Apesar de 90% desses benefícios não utilizarmos - nosso temor é um dia precisarmos de um empréstimo - e a gente sabe q pela conta antiga isso é liberado de imediato - pelo relacionamento q temos la - e pela conta nova dificilmente sera liberado.

temos a questão dos cartões de créditos, tb.. que tb ira impactar no dia a dia da empresa.

Enfim - Isso é verdade? CASO EU NAO FATURE NADA NA EMPRESA - NAO POSSO MAIS TER CONTA? o que determina isso?

obrigado!

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 1 outubro 2016 | 08:48

Bom dia!

Este é um assunto que cabe um planejamento tributário para as empresas, o empresário pode ter várias empresas desde que cada empresa tenha suas contas independente umas das outras, bem como o custo e o faturamento.

As "vantagens" de se ter várias empresas devem ser de forma lícita para que as empresas tenham saúde financeira e longetividade.

Os créditos perante as instituições financeiras são adquiridos através de uma movimentação financeira consistente, pelo capital social da empresa, pelas avaliações dos Balanços Patrimoniais e as Certidões Negativas geradas pelos órgãos públicos.

Se a empresa ficar sem movimentação, sem faturamento, estes créditos adquiridos durante os anos também irão acabar, por isso em uma analise bem superficial, deve haver um equilíbrio na movimentação financeira das empresas para que se possa manter os créditos de uma empresa e adquirir paulatinamente créditos para a outra empresa.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Cinthia cardoso

Cinthia Cardoso

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 08:54

Você pode manter a conta até encerrar a empresa.

Se você deseja manter as duas empresas o ideal é que emita algumas notas na empresa velha, pois a empresa não se mantém funcionando o ano inteiro sem nenhum recebimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade