Daniel
Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)Caros
Estou abrindo esse tópico pois tenho travado uma batalha com meu contador atual sobre o assunto a seguir - dessa forma gostaria de saber a opinião de vocês - outros profissionais.
Hoje eu tenho 2 empresas abertas - explico> uma se encaixa no perfil do simples, a outra não. Apesar de serem ramos complementares. (ambas são empresas de serviço - não operamos com qq tipo de material, apenas servico)
a mais velha - que não é simples - possui uma conta bancaria jurídica - com quase 20 anos de relacionamento com o banco onde a empresa tem alguns benefícios extras - como um limite "ilimitado" - a gente não tem muita dificuldade em pedir um extra qdo necessário - cartão de credito tb com um limite alto, etc..
a mais nova - via simples - nos temos uma conta menor, já fizemos de tudo - mas por alguma politica do banco não temos nem de perto os mesmos benefícios q a outra conta tem. por exemplo - nos so conseguimos 1 cartão de credito - com uma bandeira. a outra bandeira não conseguimos aprovação. nosso limite de conta corrente tb é reduzidíssimo - pra não dizer - ridículo (o limite é 10% do meu limite pessoal de PF) - mas isso é uma politica do banco - enfim.. já tentamos de tudo.
BOM - VAMOS AO PROBLEMA CONTABIL:
Depois que abri a empresa no SIMPLES - 90% dos trabalhos que antes emitia na empresa convencional - passei a emitir no SIMPLES. Isso reduziu o faturamento da empresa mais velha.
E essa redução tem sido gradativa - pq de certa forma acabamos sempre dando um jeito de encaixar todos os serviços dentro do portfolio da empresa SIMPLES.
ate que no ANO PASSADO - nosso faturamento na empresa velha FOI ZERO.
O Contador nos disse que NÃO PODERIAMOS MAIS TER UMA CONTA BANCARIA - caso nosso faturamento permanecesse ZERO.
Mas teriocamente nos ainda temos dinheiro na conta - e por ser a empresa MAIS VELHA - TODOS OS NOSSOS CONTRATOS estão no nome dela..
ou seja - aluguel, luz, agua, telefone, internet.. etc..
Hoje praticamente RECEBEMOS 100% pela empresa nova e PAGAMOS AS CONTAS pela empresa velha. (isso apenas pq as contas estão no nome da velha - eventualmente as contas novas pagamos pela nova)
Mas o meu problema não é esse - é que o contador EXIGE QUE NOS CANCELEMOS A CONTA BANCARIA.. o que pra nos é um problema técnico - pois não queremos abrir mao dos BENEFICIOS que temos na conta velha.
Apesar de 90% desses benefícios não utilizarmos - nosso temor é um dia precisarmos de um empréstimo - e a gente sabe q pela conta antiga isso é liberado de imediato - pelo relacionamento q temos la - e pela conta nova dificilmente sera liberado.
temos a questão dos cartões de créditos, tb.. que tb ira impactar no dia a dia da empresa.
Enfim - Isso é verdade? CASO EU NAO FATURE NADA NA EMPRESA - NAO POSSO MAIS TER CONTA? o que determina isso?
obrigado!