x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.843

Contabilição de bonificação/doação

Lúcia Helena Florim

Lúcia Helena Florim

Iniciante DIVISÃO 2 , Instrutor(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 14:31

Olá, estou com dúvida de como lançar 2 notas fiscais de bonificação/doação. Sei que tais mercadorias serão revendidas, por isso fazem parte do estoque. Mas qual seria a contrapartida? Não sei se meu raciocínio está certo. Me ajudem.
Obrigada!

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 14:44

Olá!

Assim:

D - Estoques de Mercadorias para Revenda (A)
C - Bonificações Recebidas (CR)

Até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 27 maio 2009 | 20:41

Boa noite, cara Lúcia Helena Florim

Externando o prazer de por aqui receber mais uma frequentante, creio que você poderá fazer bom uso de nossas informações.

O raciocínio de Gisele está correto, porém, este tipo de lançamento se aplica apenas a algumas situações, e a contabilização correta de uma bonificação deve levar em conta as seguintes situações básicas:

1 - O controle de estoque é permanente ou temporário?
2 - A bonificação está na própria nota de venda ou vem em uma nota específica?

Somente considerando estas questões básicas saberemos se a bonificação será uma receita ou uma diminuição do Custo da Mercadoria.

Maiores detalhes você pode encontrar nesta planilha formidavelmente redigida pelo moderador Cláudio Rufino e gentilmente disposta ao público.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 28 maio 2009 | 17:34

Educadamente bem posto! Obrigada Ricardo!

Vou até ler essa planilha, pq não sabia que bonificação pode ser redutora de custos de mercadoria...

Editado por Gisele Luiz em 28 de maio de 2009 às 17:35:38

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 17:48

Boa tarde, João Kenned Gallo

O moderador Cláudio Rufino sentiu-se obrigado a retirar da exposição pública esta apostila porque internautas de má-fé estavam plagiando seu conteúdo.

Todavia, você pode encontrar importantes trechos deste texto neste tópico, com créditos a Cláudio Rufino e Saulo Heusi

Se as dúvidas continuarem, pergunte novamente.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Marceneiro de fim de semana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade