x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.888

Adiantamento de Cliente com Cartão de Crédito

Leticia De Sousa Santos

Leticia de Sousa Santos

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Sábado | 1 outubro 2016 | 21:11

Boa noite, trabalho em uma prestadora de serviço onde os clientes fazem o adiantamento com cartão de crédito parcelado. Ficamos em dúvida de como contabilizar o mesmo. Pois o cartão foi passado antes da fatura ser gerada, o que gera um adiantamento. Porém o cartão foi passado 1x no crédito ou de duas ou mais parcelas, e nesse caso o dinheiro irá cair na conta da empresa dias e até meses depois da fatura ser gerada.

Quando acontecer do cartão ser passado antes da fatura ser gerada, mesmo sendo 1x no crédito ou em parcelas, caracteriza um adiantamento de cliente - regime de competência - mesmo recebendo o mesmo durante meses. Ou devemos considerar o regime de caixa? Obrigada

Regis Ferreira Alves

Regis Ferreira Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 10:22

Regime de Competência (é mais fácil de gerenciar) pois o cliente ao passar o cartão ele efetivou o pagamento total do valor acordado no adiantamento, já quanto ao recebimento via banco o prestador tem opção de receber tudo de imediato, 2 dias, 14 dias, 30 dias, ou como quiser de acordo com o contrato que tiver com o banco e a taxa de juros acordada.

Porém deve ser feito uma análise para saber qual regime é mais benéfico ao cliente, questão de pagamento de encargos.

Att. Regis

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 4 outubro 2016 | 14:27

Boa tarde Leticia de Sousa Santos

Entendo que o ideal seria que realizasse o seguinte:

Pelo adiantamento:

D - Operações c/Cartão a Receber (Ativo Circ.)
a C - Adiantamentos de Clientes (Passivo Circ.)

Pelo registro da receita (Faturamento):

D - Adiantamentos de Clientes (Passivo Circ)
a C - Receita de Vendas (Resultado)

Pelo Recebimento do Valores do Cartão:

D - Bancos c/Movimento (Ativo Circ.)
C - Operações c/Cartão a Receber (Ativo Circ.)

Espero ter ajudado.

Grato,

Mateus Pereira

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
lucinete ivanilde alves de freitas

Lucinete Ivanilde Alves de Freitas

Iniciante DIVISÃO 4 , Agente Administrativo
há 8 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 11:57

Bom dia.

Eu sou Lucinete Freitas, e realizo a contabilidade de uma empresa que possui um fluxo de vendas com cartão de credito bem relevante. No entanto a empresa não tem o controle dessas vendas. Só sei que esta possui este tipo de venda por meio do extrato bancário que me enviam e observo os créditos disponiveis na conta corrente das administradoras.
Minha dúvida é: COMO FAÇOO REGISTRO CONTABIL DESSES RECEBIMENTOS, JA QUE, NÃO ME ENVIAM UM RELATÓRIO DE VENDA COM CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO E OS RECURSOS DISPONIVEIS NA CONTA BANCARIA SÃO JÁ DESCONTADOS AS TARIFAS DAS ADMINISTRADORAS.

Obrigada desde já.

Aguardo Retorno.

Regis Ferreira Alves

Regis Ferreira Alves

Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a) Empresas
há 8 anos Segunda-Feira | 7 novembro 2016 | 12:51

Srª Lucinete, caso queira fazer certinho, solicite ao cliente o extrato da maquina de cartões mensalmente, caso o cliente utilize Impressora fiscal, solicite que o mesmo instale um TEF para captura dos cartões e o devido lançamento dos mesmos na impressora fiscal. Mantenha-nos atualizados do andamento, para melhor conhecimento de todos.

JOYCE COSTA

Joyce Costa

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 17:37

BOA TARDE,

Ola estou em duvida para contabilizar algumas empresas e as mesmas tem a seguinte situação
-revenda de mercadoria a vista ou parcelado o cliente me envia toda as insformações efetuadas com cartão de credito parcelado e venda a vista
minha dúvida e quanto aos lançamentos contabeis,

Alguem pode me ajudar, pricipalmente nas vendas que são parceladas , preciso que tire a duvida desde a venda efetuada e o recebimento a vista e a prazo.

obrigado
Joyce Costa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade